Pensamento positivo, mudar o pensamento e as emoções




A grande maioria das pessoas passam o dia em constante “conversa fiada” mental ou seja o “pensamento fiado”. Pensamos em nós mesmos durante todo o dia e, infelizmente ao contrário do que seria desejável, com pensamento positivo, a maioria dos pensamentos são negativos e destrutivos. Muitas vezes são manchados com a culpa ou arrependimento sobre o nosso passado ou sobre o nosso futuro. Essa negatividade pode destruir qualquer semente de esperança que possamos ter, de alcançar os nossos sonhos e provocam stress desnecessário em casos extremos originar uma depressão.

É extremamente difícil passar a ter um pensamento positivo de um momento para o outro, sem antes estar familiarizado com os pensamentos que passam constantemente na sua mente. Um destes dias tive a brilhante ideia de tentar escrever em papel todos os pensamentos que me passavam pela cabeça num espaço de 10 minutos. Qual foi o meu espanto quando tentei associar os pensamentos que me tinham ocorrido naquela altura com os sentimentos que surgiam em resposta, resultado, todo e qualquer pensamento negativo que surgia trazia sempre consigo um sentimento de ansiedade, medo, tristeza e impotência. O resultado inverso surgia sempre que tinha um pensamento positivo.

Pensamento, acções e sentimentos, uma ligação permanente




As nossas acções e sentimentos são inspiradas pelos nossos pensamentos. Se não podemos mudar a nossa forma de pensar, podemos começar a mudar a nossa forma de agir na esperança de atrair sentimentos positivos. Faz parte da natureza humana buscar constantemente o crescimento pessoal, quer a nível financeiro, emocional, físico ou espiritual. Praticar um discurso positivo em relação a si pode ajudar a pôr em marcha acções que trarão maiores recompensas. E claro ninguém se sente triste e melancólico apenas porque sim, aquilo que sentimos é resultado daquilo que pensamos.

O início da mudança do pensamento, do problema à solução

O verdadeiro problema de mudar a forma de pensar é que você pensa de “certa e determinada maneira” porque sempre agiu de “certa e determinada maneira”, portanto mudando a forma de agir irá mudar com o tempo, a forma de pensar, criando uma nova realidade.

Quando você pensa, “eu não consigo”, essa é a sua realidade, é isso que você está a criar, ou seja, a partir desse momento você nem sequer vai tentar, porque já se convenceu que não consegue, passando esse pensamento a ser uma ordem. Mas se utilizar essa forma de funcionamento do seu subconsciente a seu favor e passar a afirmar para si aquilo que pretende ou idealiza, então vai obter gradualmente um fluxo de pensamentos positivos e progressistas criando soluções onde apenas existiam problemas.

Descubra o poder das afirmações na mudança de pensamentos e emoções

As afirmações são indicações positivas de um resultado ou de um objectivo desejado. São geralmente curtas, acreditáveis e focadas. Repetindo-as uma e outra vez, você constrói estradas no seu subconsciente, abrindo a possibilidade de um novo estado de pensamentos. Um detalhe importante, ao repetir as afirmações você precisa de as declamar em voz alta e com sentimento.

A mera leitura das palavras não carrega nenhuma consequência a menos que você coloque algumas emoções nas palavras. Um facto significativo é que o seu subconsciente aceita todas as ordens dadas sempre que ordenado de forma repetida. Assim a prática diária de repetir afirmações é importante para educar o seu subconsciente a despoletar pensamentos positivos perante as dificuldades e duvidas que surjam na sua vida.

Enfrentar os seus fantasmas, saborear a verdadeira liberdade

Como dizia o poeta “faça todos os dias alguma coisa que lhe meta realmente muito medo”, a melhor forma de superar o medo ou os nossos fantasmas internos é confronta-los. Sempre que pensar que não consegue, arrisque não pense e passe à acção, o pior que lhe pode acontecer é ficar mais perto do seu objectivo. Entenda que mais importante que alcançar um objectivo é toda a experiência que adquire pelo percurso. E sendo assim mesmo que não o alcance a única forma de crescer e evoluir é tentando. Uma e outra vez, pois “um desistente nunca vence e um vencedor nunca desiste”.

Tente também fazer todos os dias alguma coisa que lhe dê realmente muito prazer, seja passear o seu cão, uma volta na praia, passar algum tempo com os seus filhos ou companheiro(a), ou mesmo uma actividade social, e evite ao máximo passar muito tempo em frente da TV.

Por ultimo, sorria bastante, beije e abrace tudo o que mexa e diga para si sempre antes de se deitar e sempre que se levantar “Eu sou a pessoa mais incrivel e mais fantástica que alguma vez conheci”. Caso já tenha tentado de tudo e continue com algumas dificuldades em superar o pensamento negativo e as suas emoções destrutivas tente a meditação em grupo. A meditação ensina-o a reduzir o fluxo constante de pensamentos negativos e a encontrar o seu silêncio interior, trazendo até si o pensamento positivo e a verdadeira felicidade.

13 comentários

  1. Sim!eu acredito plenamente no poder do pensamento positivo!
    Sofrendo toda a minha vida (tenho 50 anos)por problemas familiares,mas querendo sempre,por um travao nesta situacao,e tratar de aprender a mudar as coisas pelo lado positivo fui à minha biblioteca local(em portugal)bisbilhotei o mais que pude em livros esotericos e do género e deparei com um livro que se intitula”circulo de iniciacao esoterica autor Antonio Olivio Rodrigues”foi o comeco desta minha nova filosofia de vida entao busquei sites e aqui me apareceu este maravilhoso site a confirmar o que eu já aprendi desde entao, vivo em paz comigo e com todos ao meu redor!ideias às vezes um pouco racistas ou discriminatorias etc já não existem, eu aprendi em curto espaço de tempo a arrumá-las fora da minha vida, foi mais fácil do que eu pensava!uma coisa sim, tenho um amor muito mais profundo a Deus uma espécie de enamoramento do nosso criador, sem medos, sem temores do inferno,sinto-me bastante mais responsável pelos meus actos e até pelos meus pensamentos consigo ter control de qualquer situação, com calma sei mesmo que vou resolver e dar a volta por cima como se diz.tornar-me estudante da fraternidade rosacruz Max Heindel tambem está dentro de toda esta mudança de atitude perante a vida!
    O que eu acho por experiencia propria e que posso recomendar é o seguinte:Amar a Deus com amor de um filho para um pai,sem ponta de temor;amar o próximo como se fosse a nós mesmo, sem diferenças, manter o nosso pensamento positivo bem alto vai certamente fazer toda a diferença na nossa vida e na dos outros ao nosso redor
    Bom trabalho amigos meus, bem haja!

  2. É sempre bom ter algo q nos reanima……………não importa as circunstancias o importante é ser feliz……….valeu…………..bjsssss

  3. Achei o máximo dizer que nós mesmos nos comamdamos, nosso cerebro manda diversar ordens para nosso corpo e eles obedecem, assim acontece com os pensamentos temos que comanda-los e não deixar que ele nos comandem os pensamentos somos nós que criamos, pensamentos bons geram positividades, pensamentos ruins a negatividade somos muito burros em preferir os negativos que nos fazem tão mal. é como uma reeducação alimentar, precisamos de uma reeducação cerebral, chega de sofrer por antecedencia, um pensamento de cada vez ou seja a cada tres horas se não teremos uma indigestão como acontece com os alimentos. Temos q nos alimentar de coisas boas e nada de penumbra, temos que ter luz própria Viva o sol.

  4. Estava navegando na net,procurando palavras positivas,quanto me deparei com a reportagem achei o maxímo, de ver que toda dificuldade sempre existe uma saída.Basta olharmos para dentro de nós mesmos e vermos quantos tesouros escondidos existem e por muitas vezes deixamos guardados por muitos tempos.

    Sugestões que vou colocar em pratica em minha vida para ser uma pessoa segura de si!!!!

    Obrigada e Parabêns pela reportagem!!!!

  5. Encontrei este site por acaso, estava procurando algo sobre desenvolvimento pessoal, adorei, irá me ajudar muito, realmente sou uma pessoa que me preocupo muito por vezes á toa!

    Obrigada pela ajuda.

  6. VC MODIFICOU TODO MEU MODO DE PENSAR ,VIVER,E SONHAR HOJE SOU OUTRA PESSOA AGRADEÇO DE TODO CORAÇAO TE AMO MUITO TCHAU BJOS

  7. Descobri seu site ao buscar pelo “Roberto Shinyashiki” no google.
    Fico feliz de te-lo encontrado pois seus artigos, sao muito bons.
    Espero ler muito mais aqui no seu site em 2009.
    Sucesso!

Deixar uma resposta