Optimista, o poder do pensamento positivo




Será que vale mesmo a pena ser optimista? Será que os optimistas têm alguma vantagem na forma como enfrentam os problemas? O seguinte artigo irá tentar responder a estar a a outras perguntas sobre o pensamento positivo e os impactos para a vida.

Se ficar em segundo lugar num concurso de escrita, irá saltar de alegria e apostar em melhores resultados para a próxima vez ou irá sentir-se desencorajado e tentar encontrar uma desculpa para não voltar a concorrer?

Na vida, somos sempre confrontados com escolhas. Poderá escolher uma visão pessimista e viver uma vida de derrota, ou poderá decidir a via optimista, e viver uma vida desafiante e preenchida recheada de pensamentos positivos.

Porquê promover um ponto de vista optimista com pensamentos positivos? E como?




O optimismo tem sido relacionado com o bom humor e a moral positiva; ao sucesso académico, atlético, militar, ocupacional e político; à popularidade; a um estado de saúde positivo e até mesmo a uma vida longa e à libertação dos traumas.

Por outro lado, as taxas de depressão e os seus sintomas de pessimismo nunca foram tão elevadas, afectando tanto os adultos de meia-idade, como os indivíduos mais jovens. A idade média do diagnóstico da depressão mudou dos 30 para os 15 anos de idade. Já não é uma desordem exclusiva das domésticas de meia-idade, sendo agora também comum entre os adolescentes.

“Dois homens observam a rua através das mesmas grades: um deles vê lama, o outro vê estrelas.” – Frederick Langbridge, A Cluster of Quiet Thoughts.

Eis como as pesquisas provam que vale a pena ser optimista:

Os optimistas esperam sempre o melhor

A característica definidora dos pessimistas é a sua tendência para acreditar que os maus acontecimentos, que duram muito tempo e minam todas as suas tarefas, são da sua culpa.

A verdade é que os optimistas são confrontados com os mesmos percalços da vida. O que difere é a forma de explicar os azares – de maneira oposta aos pessimistas. Os optimistas tendem a acreditar que o azar será apenas temporário e que as causas se limitam apenas a esse determinado caso. Eles tendem a concentrar-se num problema de cada vez, utilizando a «reinterpretação positiva». Por outras palavras, os optimistas tendem a reinterpretar uma experiência positiva de modo a aprenderem e amadurecerem. Estas pessoas vêem as más situações como desafios, tentando ainda mais.

Os optimistas não dizem «as coisas nunca vão melhorar», «se falhei uma vez, irei falhar de novo» e «se tiver azar numa determinada parte da vida, isso irá afectar toda a minha vida».

As expectativas positivas dos optimistas também prevêem melhores reacções durante as transições para novos ambientes, tragédias repentinas ou desfechos inesperados. Se caírem, levantar-se-ão. Os optimistas vêem oportunidades em vez de obstáculos.

As pessoas respondem aos optimistas de forma positiva

Os optimistas são pró-activos e menos dependentes dos outros para serem felizes. Não têm necessidade de controlar ou manipular os outros e costumam atrair as pessoas com facilidade. A sua visão optimista do mundo pode ser contagiosa e influenciar os que estão consigo.

O optimismo parece ser um traço social desejado em todas as comunidades. Aqueles que são optimistas são geralmente melhor aceites, enquanto os que reflectem tristeza, pânico e histeria são pior aceites.

Na vida, são estas pessoas que vencem a maioria das eleições; são vistos como de confiança e adequados para dar conselhos.

Quando as coisas se tornam difíceis, os optimistas ficam ainda mais fortes. Estes mantêm níveis mais elevados de bem-estar durante alturas de stress do que aqueles que são menos optimistas. Em contraste, os pessimistas tendem a reagir a acontecimentos stressantes negando a sua existência ou evitando lidar com os seus problemas, deixando de tentar quando as dificuldades aparecem.

Os optimistas são insistentes, não desistem facilmente e são conhecidos pela sua paciência. Avançam passo a passo, caminhando para o seu objectivo.

Os optimistas são mais saudáveis e vivem mais tempo

Pesquisas médicas comprovam que simples prazeres e pensamentos positivos podem aumentar as defesas do corpo.

A saúde dos optimistas é frequentemente boa. Envelhecem de forma agradável, sofrendo muito menos das doenças normais da idade. Tendem também a viver mais tempo do que aqueles com propensão para os pensamentos negativos.

Pensamento positivo leva a uma vida mais preenchida

Porque não alcançar o sucesso? Porque não ser complacente? Tal como todos os outros, irá encontrar obstáculos, mas não se deixe abater. Erga-se da lama e aumente as suas oportunidades para tomar o caminho certo. E porque não inspirar outros a tirar os seus óculos escuros e a ver a vida pelo lado positivo? Opte por um estilo de vida optimista e supere os problemas com um sorriso nos lábios e sempre com pensamentos positivos.

5 comentários

  1. Gostei, é uma boa ideia pensar desta forma, pois, somos seres vibracionais e se vibrarmos positivamente tudo de bom acontece. Semelhante atrai semelhante !

  2. Amei o texto precisava ouvir ou ler algo deste gênero, pois sou uma pessoa pessimista,sempre QUE ALGUNHA COISA DAR ERRADO, EU JÁ MENCIONO A FRASE TIPO: EU JÁ SABIA NÃO SEI NEM POR QUE TENTEI. MAS A PARTIR DE HOJE QUERO SER UMA PESSOA OTIMISTA E VOU ME ESFORÇAR PARA ISTO.

  3. EU MESMO POSO FALAR QUANDO COMESEI A LER EU ESTAVA PRA BAXU TRISTI NAO QUERIA NEN LER MAIS DE POIS QUE LI E PRESTEI BEM ATENÇAO COMEÇEI A ME ANIMA LEVANTEI MEU ASTRAL E ESTOL BEM MELHOR AGORA OBRIGADO POR VC TER ESCRITU ESSAS LINDAS PALAVRAS ABRAÇOS

  4. Falando acerca de otimismo o comentario anterior me lembrou a frase mencionada:

    “Dois homens observam a rua através das mesmas grades: um deles vê lama, o outro vê estrelas.”

    Eu vi uma matéria edificante e animadora, gostei tanto que não me importei com imperfeições do texto.

    Parabéns pela matéria e obrigado

    =]

    Veja o meu ultimo post Amor da minha vida

Deixar uma resposta