Que significa realmente ter saúde?




Os significados da palavra «saúde» podem, apesar de semelhantes, ser variáveis conforme o contexto  (saúde física ou mental e fazer uma saúde).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): «Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.» Ou defini-la em termos de valores, dizendo que estamos saudáveis se a nossa temperatura, a nossa tensão arterial, etc., estiverem normais.

Para muitos médicos, porém, a melhor definição é relativa, pois em relação a um bibliotecário que trabalha em sossego todo o dia ter saúde terá um significado e em relação a um pedreiro terá outro. Assim, ser-se saudável não quer dizer que se tenha de estar conforme determinados padrões absolutos, mas sim que se tenha a capacidade de satisfazer as exigências do nosso particular tipo de vida.

Quando os mecanismos reguladores do corpo se «avariam»




Que significa realmente ter saúde?

Por vezes, os sintomas de doença são tão evidentes — febre alta, vómitos, perda de consciência— que não há dúvidas de que o nosso corpo está a reagir violentamente a qualquer espécie de emergência interna. Outras vezes, a doença é menos óbvia. O médico pode pedir testes e análises clínicas para verificar se existem desvios em relação aos valores considerados normais.

Por exemplo, uma concentração de açúcar na urina anormalmente alta pode significar que o organismo perdeu a capacidade de regular a quantidade de açúcar no sangue, indicando assim um caso de diabetes. Na generalidade, os processos homeostáticos, ou reguladores, têm tendência para descontrolar-se quando nos encontramos doentes.

Alguns mecanismos de controle funcionam deficientemente nos recém-nascidos, pois, sendo tão protegido o ambiente em que se encontravam, a auto-regulação era quase desnecessária. Esses mecanismos em breve se desenvolvem, mas, entretanto, uma queda de apenas alguns graus na temperatura do quarto pode reduzir significativamente a temperatura da criança.

O frio também é perigoso para os idosos, na medida em que a idade provoca uma diminuição na eficiência de todos os mecanismos auto-reguladores.

21 comentários

  1. gostaria de saber das respostas dessas peeguntas.o que significa ter saude,oque contribui para as pessoas tenham saude,oque significa estar doente,oque fa vorece o adoecimento das pessoas ,o que vc faz quando adoece,o que significa para vc se cuidado ,como os trabalhadores de saude interferem no processo saude dencas das pessoas

  2. no site encrontrei o que eu nao esperava eu procurava uma resposta,oque é saúde?………………
    e eu encontrei oque é é saúde como manter uma boa saude entao achei muitoooooooo mais do que eu esperava

    PARABÉNS SEU SITE É MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ME CHAMO LAYZIANE SOU ESTUDANTE TENHO 11 ANOS E AMEI SEU SITE

  3. “SAÚDE É O CONJUNTO HARMONICO DO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL, ESPIRITUAL E PSICOLOGICO QUE O INDIVIDUO TEM. A SAÚDE É UM BEM INDISPENSAVEL QUE DEVE SER MANTIDO EM PRIMEIRO LUGAR”.

  4. Oi pessoal e dono do site ! Pra começar eu adorei ! ‘ Acho q foi uma ideia maravilhosa .. Era isso que eu exatamente precisava para o saco da pasta coletiva ( ñ sei se é esse nome mesmo ! ) mas amei ! Estou a procura de mais um texto e imagens .. Quem puder ajudar eu vou ficar muito bem agradecida .. Muito obrigada e espero em contar com a ajuda de vcs .. Beijos .. By : V

  5. Aaah ! Eu concordo com vc chicletinha eu tbm precisava desse site ! Graças a ele eu estou salva da pasta coletiva ! Hehehehe! Calem a boca seus bizarros q ficam falando mal desse site ! Ele pode ñ ter servido pra vc mas pra mim sim .. Respeite !

  6. Olá ! Estou muito feliz em ter achado esse site .. Era exatamente oq eu precisava .. Muito obrigada eu ñ acharia em site nenhum , só aqui ! Naum sei como agradecer ! Obrigada ! Byeeeeeeee !

  7. Ter saúde é estar de bem com a vida, fazer exercícios físicos é fundamental para viver de bem e não só exercícios mas, alimentos saudáveis,dormir bem também é muito bom para ajudar a ter uma saúde perfeita.
    Até o jeito de respirar, beber líquidos,até sorrir é muito bom,a postura…
    tudo isso favorece uma vida bem melhor e uma saúde de ferro.
    As doenças só se desenvolvem porque tem a função de avisar que existe algo errado em seu jeito de VIVER SAUDAVELMENTE, se vocês mudanssem seus hábitos e a rotina não desenvolveriam nenhum tipo de doença.

  8. será que todos temos saúde?sempre dizemos que a saúde vem em primeiro lugar!!!!!! vc está de parabéns,vc explicou muito bém!!!!!!

  9. poois minha saude e muitissima boa ñ tenho nada a reclama da minha saude o que ter saude e mas importante porque a saude vem em premeiro lugar?

  10. sempre dizem que saude e mais importante mais porque sempre a saude vem em primeiro lugar?
    a minha irmã ta doente se ela fica assim por mais 5 dias ela pode malhorar mais tambem toda vez que alguem fica doente aqui em casa passa para outra como agente pode evitar essa doença?

  11. eu tb quero saber, pq sao as mesma pesguntas do curso de qualificaçao de gestores do sus! rsrsrsrsrs
    quando souber me avise

  12. gostaria de receber em meu e-mail as respostas destas perguntas.
    o que significa ter saúde?
    o que contribui para que as pessoas tenham saúde?
    o que significa esta doente?
    O que favorece para que as pessoas adoençam?
    O que voc faz quando adoece?
    O que siginifica para vc ser cuidado?
    Como os trabalhadores de saúde interferem no processo saúde- doença das pessoas?

    atenciosamente

    odiclea

  13. o que significa ter saúde?
    o que contribui para que as pessoas tenham saúde?
    o que significa esta doente?
    O que favorece para que as pessoas adoençam?
    O que voc faz quando adoece?
    O que siginifica para vc ser cuidado?
    Como os trabalhadores de saúde interferem no processo saúde- doença das pessoas?

    1. responder
      1-que significa estar diente?
      2-o que faz com que as pessoas adoeçam?
      3-como os profissionais da saúde interferem no processo saúde-doença?
      4-O que contribui para as pessoas tenham saúde?

Deixar uma resposta