Dieta do índice glicémico dos alimentos coloridos

Dieta do índice glicémico dos alimentos coloridos

Para aumentar a sua energia e dar ao seu corpo um tratamento revigorante ao longo do Verão… Ascenda aos alimentos Coloridos e aprecie montanhas de alimentos frescos deliciosos! Uma dieta glicémica com alimentos coloridos é rica em energia, nutrientes e naqueles bem-vindos antioxidantes anti-envelhecimento. Aprenda também o que é o Índice Glicémico e a importância que tem na sua dieta.

Vamos ver os pontos positivos

  • Os alimentos coloridos não têm conservantes, nem cor artificial!
  • Fornecem, em abundância, vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, água e oligoelementos.
  • Têm um elevado conteúdo de água – uma fonte excelente de hidratação para o corpo.
  • São visualmente apetitosos.
  • As suas texturas firmes exigem que se mastigue bem, pelo que os comemos mais lentamente e depois sentimo-nos satisfeitos.
  • São processados e assimilados rápida e facilmente pelo corpo – menos trabalho para o sistema digestivo.
  • São mais seguros – contêm menos químicos indesejáveis de origem humana.
  • São como a natureza deseja (ao contrário da moderna comida rápida processada e pré-embalada!)
  • São energia pura – alimentos vivos.

E os negativos

  • Os alimentos coloridos não têm pontos negativos.
  • Eles são 100% bons para si!

Comparando os alimentos coloridos com os alimentos cozinhados

  • O calor destrói os nutrientes vitalizantes dos alimentos coloridos. Tanto assim que, por vezes, bem podia estar a comer cartão considerando o bem que lhe fazem ao corpo!
  • A eficácia das fibras nos alimentos frescos cozinhados é reduzida – os vegetais ficam moles e demasiado cozinhados e passam através do corpo com uma acção de ‘limpeza’ reduzida. Se cozinhar vegetais, coza-os sempre levemente no vapor e tente que se conservem ‘estaladiços’!

Dieta do índice glicémico dos alimentos coloridos

  • Os vegetais cozidos têm tendência a ficar macios e, portanto, requerem menos mastigação, o que significa que são normalmente comidos mais depressa, pelo que satisfazem menos.
  • O calor também destrói os enzimas dos alimentos coloridos frescos, os quais são essenciais à digestão. Isto significa que o corpo tem de dispensar os seus próprios preciosos fornecimentos de enzimas para apoiar o processo digestivo.
  • A natureza não tencionava que os seus bonitos alimentos coloridos fossem arruinados pelo calor… veja como ficam moles quando são cozinhados, isso não será uma pista suficiente?

Comer frutos e vegetais coloridos todos os dias é um óptimo começo… Mas há mais!

O próximo passo é certificar-se que está a comer os hidratos de carbono correctos!

Hidratos de carbono bons e hidratos de carbono não tão bons!

O seu corpo converte os hidratos de carbono em açúcar, do qual necessita para ter energia. Mas nem todos os hidratos de carbono são ‘iguais’… alguns transformam-se em demasiado açúcar, depressa demais, com demasiadas calorias. Pode identificar quais são os hidratos de carbono que são bons para si e quais os que deve evitar, verificando a sua posição no ‘índice glicémico’.

O Índice Glicémico fornece um guia de quão rapidamente os hidratos de carbono dos alimentos se transformam em açúcar no corpo. Alimentos com um índice glicémico elevado convertem-se em açúcar rapidamente, causando picos e depressões de açúcar no sangue, mudanças de humor e ganho de peso. Os alimentos com um índice glicémico baixo transformam-se em açúcar gradualmente, libertando consistentemente a sua energia, evitando altos e baixos indesejáveis.

A Carga Glicémica mede a quantidade de açúcar que um alimento liberta efectivamente no corpo. Alimentos com uma carga glicémica baixa normalmente têm um índice glicémico baixo. Constituem boas escolhas para o seu plano alimentar. Os alimentos podem ter um índice glicémico alto, mas terem no  entanto uma carga glicémica baixa. Outros alimentos têm igualmente um índice e uma carga elevados. É melhor evitar alimentos de carga elevada como parte regular do seu plano alimentar.

A tabela abaixo lista alguns hidratos de carbono baixos, médios e elevados, imprime-a e afixe-a no seu frigorífico. Escolha os hidratos de carbono médios e baixos, para ajudar a regular os seus níveis de energia e peso. Fácil!

Dieta Colorida, alimentos coloridos e índice glicémico.

Índice Glicémico Elevado

Fruta e Vegetais: Banana*, Passas, Beterraba*.

Amido: Pão, Pão (integral), Cenouras*, Cereais, Milho, Muesli, Feijão, Pãozinho doce (farelo), Massa, Batatas, Biscoitos salgados, Açúcar refinado, Arroz, Panquecas (trigo).

Índice Glicémico Médio

Fruta e Vegetais: Damasco*, Melão, Uvas*, Ervilhas*, Ananás*, Melancia.

Amido: Farinha de Aveia, Feijão*, Soja*, Ervilhas pequenas*, Pão Pita, Pão integral de centeio, Feijão Branco, Batata Doce, Batata Nova, Cherivia, Abóbora, Nabiças.

Índice Glicémico Baixo

Fruta e Vegetais: Maçã, Espargos, Brócolos, Couves de Bruxelas, Couve, Couve-flor, Aipo, Cerejas, Pepino, Toranja, Feijão Verde, Pimento Verde, Kiwi, Alface, Cogumelos, Cebolas, Laranja, Pêssego, Pêra, Ameixas, Espinafre, Morangos, Tomate, Courgette.

Amido: Lentilhas.

*Alimentos de baixa carga glicémica.

E você? Já pensou em adoptar uma dieta glicémica ? Costuma fazer uma dieta colorida sem ser o amarelo das batatas fritas e o castanho do bife? Agora que já sabe o que é a dieta do índice glicémico já pode fazer a sua selecção de alimentos coloridos para obter um índice glicémico ideal para o seu objectivo de peso, já não tem desculpas comece hoje a sua nova dieta ideal!

Pode gostar também de ver:

ErhnaM.com | Em: 4 Maio, 2012
Publicado em Artigos, Bem-Estar, Nutrição com as etiquetas , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

11 Respostas para Dieta do índice glicémico dos alimentos coloridos

  1. Brenda disse:

    Por favor! não seja tendencioso (a)! Tudo que possui vida possui também mecanismo de defesa para sobreviver. Assim como você humano tem um sistema imune pronto para combater agentes invasores, as plantas muitas vezes contém compostos tóxicos e inibidores enzimáticos como fatores de defesa. Na maioria dos casos, a cocção minimiza estes riscos. O efeito cumulativo dessas substancias no organismo tem efeito devastador .. O correto é ter uma alimentação equilibrada que alterne crus e cozidos, e seja sempre muito, muito colorida!
    Dietas milagrosas causam estresse ao organismo e tem efeitos geralmente efêmeros. Engana-se quem pensa que “fazer dieta” é comer só frutas e vegetais. Pães, carnes (a menos que seja vegetariano), leite e feijões são importantíssimos. Não desvalorize-os, não dê dietas .. Cada um tem sua particularidade e o profissional que está apto para fazer isso é o nutricionista!

  2. Muito útil seu blog.
    Vou consultá-lo frequentemente.

  3. jose do carmo disse:

    ótimo, parabens pelo seu trabalho.

  4. Maria disse:

    realmente esta dieta funciona mesmo :)
    eu testei e fiquei muito satisfeita com os resultados. e aprendi que a ingestao de proteinas (carne ou peixe) é muito importante. e estas tem um indice glicemico zero.

    e estas ao contrario do que as pessoas pensam, são as que engordam menos. o corpo é formado por proteínas e necessita das proteínas dos alimentos para se manter, incluindo os musculos. quanto aos hidratos de carbono e acucares, esses sim tem indice glicemico. quanto maior for o indice glicemico maior será a tendência do corpo humano para acumular gordura, ter mais fome e consequentemente aumentar de peso.

    o índice glicemico é a quantidade de insulina libertada pelo pancreas e que é fomentada pelos alimentos ingeridos. sempre que o nivel de glicose no sangue sofre muitas oscilações a pessoa sentirá mais fome e maior será a necessidade comer. assim se o que for consumido tiver um índice glicemico baixo ou moderado e rica em fontes de proteína. o corpo queima mais calorias e mantém o metabolismo mais activo. claro que adicionando algum exercício físico nesta equação.
    e uma pessoa ate se esquece da dieta. lol pq adoptou um estilo de vida saudavel.

  5. Leila Campos disse:

    e tudo muito interessante, voces estão de parabéns

  6. francielle disse:

    gostaria de receber sugestoes de cardapios,gostei muito das dicas e preciso realmente mudar meus habitos alimentares.desde ja agradeço a atençao.

  7. aline pereira disse:

    gostei muito das dicas, mas gostaria de saber se posso incluir carne nesta dieta, infelizmente nao consigo ficar sem comer carne.
    obrigada

  8. Priscila R. Marion disse:

    tbm gostaria de algumas sugestões de cardápio. Afinal, se eles ficarem a meu critério, posso, por desconhecimento, acabar ingerindo mais ou menos determinados alimentos. Não haverá balanceamento. Gostaria muito que respondessem meu pedido. Obrigada!

  9. tatiana feitosa de melo petruccele disse:

    gostaria de sugestoes de cardapios,gostei muito das dicas e preciso realmente mudar meus habitos alimentares.

  10. Eu é quem agradeço.

    Bjuu e bom final de semana pra ti.

  11. Boa dicas.
    Eu já quase sigo essa dieta.
    Acho que um pouco de cada cor é sempre bom.
    Queria te fazer um desafio, amigo: gostaria que colocasse
    uma máteria sobre “como deve ser a dieta de uma gestante”.
    Mas sinta-se a vontade em não fazê-lo, desafio é brincadeira,
    somente uma sugestão e uma curiosidade minha que estou gestante.
    Adoro seu blog, acho-o muitíssimo útil, gosto de lê-lo, me instrui muito, parabéns e sucesso.
    Bjuuuu e uma ótima quarta-feira pra ti.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>