Atitude positiva, o poder da mudança

Atitude positiva, o poder da mudança

Irei pedir-lhe que faça algo pouco estranho. Em primeiro lugar, ouça os seus pensamentos. Agora diga-me, que pensamentos preenchem a sua cabeça? Como os rotularia, pensamentos positivos ou pensamentos negativos?

Agora, imaginemos que vai a caminhar pela rua, com estes pensamentos. Acha que, ao cruzar-se com alguém, essa pessoa conseguiria dizer-lhe o que vai na sua mente?

A resposta à primeira questão é pessoal. Mas a resposta à segunda questão costuma ser genérica. Apesar de não conseguir dizer-lhe exactamente o que vai na sua mente, as pessoas conseguirão ter uma ideia aproximada daquilo que está a pensar.

Eis outra questão. Quando entra numa festa, onde estão os seus amigos, ficam repentinamente todos calados como se algo horrível se tivesse passado? Ou ficam agitados como se estivessem à espera de um acontecimento excitante?

Consegue responder? A resposta depende de si.

Os pensamentos são muito poderosos e afectam a sua atitude em geral que, por sua vez, se reflectem na sua aparência – a menos que seja um óptimo actor, como é óbvio.

A sua atitude positiva ou negativa também afecta as pessoas à sua volta.

Os pensamentos positivos têm um efeito revigorante. Para além disso, as pessoas à sua volta irão ser atingidos pela energia do seu tipo de atitude.

Por outro lado, os pensamentos negativos têm efeitos negativos nas outras pessoas. Para além do fazerem parecer nostálgico e triste, os pensamentos negativos tornam uma alegre festa num funeral.

Uma atitude positiva atrai pessoas, enquanto a atitude negativa as repele. As pessoas tendem a afastar-se daqueles com pensamentos negativos.

A atitude pode ser definida como a maneira de olhar para o mundo. Se escolher focar-se nas coisas negativas do mundo, terá uma atitude negativa.

Contudo, se escolher focar-se nas coisas positivas, terá uma atitude positiva perante o mundo.

Você tem muito a ganhar com uma atitude positiva. Por exemplo, os estudos mostram que a atitude positiva promove uma melhor saúde. As pessoas com este tipo de atitude têm também mais amigos, projectando uma atitude positiva que ajuda a lidar com o stress e com os problemas melhor do que aqueles que têm uma atitude negativa.

A atitude positiva começa com uma auto-imagem saudável. Se gostar da maneira como é e se sentir satisfeito e confiante, fará com que aqueles à sua volta o vejam da mesma forma.

Por outro lado, a atitude negativa tem, como é óbvio, um efeito oposto. Por isso, adoptar uma atitude negativa tem uma dupla desvantagem: você sente-se mal consigo, e faz com que os outros sintam o mesmo.

Se pretende ter uma atitude positiva, terá de fomentar pensamentos saudáveis. Isto é provavelmente difícil de fazer nos dias de hoje uma vez que os media nos alimentam apenas com pensamentos negativos. Um estudo demonstra que, por cada 14 coisas que um pai ou uma mãe dizem a um filho, apenas uma é positiva. Isto é uma triste verdade.

Se pretende uma visão saudável da vida, tenha pensamentos felizes, e ouça coisas positivas. O que podemos fazer? Bem, como principiante, poderá ver um filme divertido, brincar com crianças, passar algum tempo a contar anedotas aos amigos. Todas estas actividades enchem-no de estímulos positivos, o que, no seu turno, promove uma atitude positiva.

Apesar de ser impossível isolar-mo-nos das coisas negativas à nossa volta, poderá mesmo assim ter uma atitude positiva, focando-se nas coisas boas da vida.

E esta atitude positiva poderá beneficiar os outros. Quando outras pessoas se sentem em baixo, o que as pessoas tentam fazer é dar-lhes conselhos. Mas, por vezes, tudo o que elas necessitam é alguém que os ouça. Tendo uma atitude positiva, será capaz de alegrar os outros sem precisar de dizer algo.

Se a atitude positiva é de facto tão vantajosa, porque preferem as pessoas ter uma atitude negativa? Aquele que adopta uma atitude negativa pode estar, de facto, a enviar um sinal de pedido de ajuda. Não me interprete mal; sentir-se triste, zangado ou nostálgico não é errado. Mas manter estes pensamentos durante muito tempo não é saudável. Há sempre um prazo limite para chorar.

Se se sentir assolado pelos problemas, mesmo na pior hora, foque-se nas coisas boas da vida, e irá sempre sentir esperança. Os problemas tornar-se-ão algo possível de ultrapassar.

Você não terá muito a perder por adoptar uma atitude positiva e saudável. Os estudos mostram que a atitude positiva, de facto, retarda o envelhecimento e torna-o mais saudável, ajudando-o a desenvolver um mecanismo de gestão de stress, e tem um efeito bastante positivo naqueles que estão à sua volta. Por isso, porque não adoptar uma atitude positiva? Faça-o hoje.

Pode gostar também de ver:

ErhnaM.com | Em: 12 Junho, 2011
Publicado em Artigos, Desenvolvimento Pessoal com as etiquetas , , , . Salve o url nos favoritos.

6 Respostas para Atitude positiva, o poder da mudança

  1. maria candida dos santos disse:

    Tem horas que a negatividade é tão grande que temos que ser muito fortes para combate-la. Comecei a entender que somos o que pensamos, não podemos sofrer tanto por uma coisa que ainda não aconteceu isso é errado.Sempre que penso negativo dou uma sacudida na cabeça e digo sai fora deste corpo que não lhe pertence. e procuro mudar de atitude e me distrair com alguma coisa, vou ser agora sempre positiva haja o que houver. o negativismo não irá me vencer jamais xo.

  2. maria candida dos santos disse:

    Não queria me sentir enganado pelos meus próprios pensamentos, tenho que sustentar apenas um o positivo, mas os dois tendem a rodear minha cabeça.Vou determinar que a vida é feita de pensamentos positivos, os negativos são medos decepções e muitas outras coisas que temos medo de enfrentar. tento sempre ser forte mesmo estando um trapo por dentro. quando os pensamentos negativos começam a me atingir do uma sacudida na cabeça e os mando embora. Em se tratando e doença então fica muito dificil, neste caso me apego a Deus, que é o rei da positividade.Não sei se agir assim é certo mas me dá mais conforto e força nas horas dificeis. Vou ser positiva o tempo todo, ver só coisas belas, pensar em coisas boas. tenho certeza que tudo passará.

  3. NARAILKA YASMIN VAZ DA COSTA disse:

    a gente e aquilo q nosso pensamento determina,ele determina de maneira geral a forma como rotularemos uma pessoa,por isso a atitude esta vinculada com o preconceito,pois a partir da visao q temos sobre algo esteriotipamos algo ou alguem,e preciso estarmos conscientes de q uma criança nao nasce preconceituosa,isso tudo e uma questao de construçao social…

  4. MADALENA SILVA disse:

    atitude positiva não é mas do que,
    estarmos bém conosco mesmos, e transmitir aos
    demais este lado positivo da vida. assim sendo
    tudo ao nosso redor corre sempre bém.

  5. anjo agua marina disse:

    Ola
    O texto aborda um assunto de mt interesse.
    A tempos venho trabalhando o positivismo e afirmo que o resultado esta sendo mt satisfatório.
    Procuro contagiar pessoas com este hábito e pensamento. E estou ganhando novas amizades…rrs
    Obgd por contribuir para que sejamos seres humanos cada di melhor.
    Abçs
    Paula >:0)

  6. Edgar,

    Atitude positiva gera atitude positiva. Quando estamos a nos relacionar com os demais positivamente, a reciprocidade é certa e sincera. Isso serve tanto para as questões pessoais quanto no mundo profissional.

    Parabéns pelo blog! Sucesso!

    Veja o meu ultimo post CRÔNICAS DE UMA VIAGEM CORPORATIVA: BARTENDER

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>