Dietas para preservar a massa muscular

Dietas para preservar a massa muscular

As frutas e verdura contêm as vitaminas, os minerais e a fibra, essenciais para uma boa saúde. Um estudo recentemente publicado pelo “Agricultural Research Service” (ARS) – sugere que as plantas podem ajudar igualmente a preservar a massa muscular em idosos.

O estudo foi conduzido pelo médico e especialista em nutrição Bess Dawson-Hughes no centro de pesquisas de nutrição humana Jean Mayer USDA em Boston.

A dieta americana tradicional é rica em proteína, cereais e em alimentos que produzem ácidos. Geralmente, tais dietas geram quantidades minúsculas de ácido a cada dia. Com o envelhecimento é criada uma “acidez metabólica suave mas lentamente crescente” de acordo com os investigadores.

A acidez parece provocar uma degradação muscular. Os investigadores verificaram as ligações entre medidas de massa muscular do corpo e dietas relativamente ricas em potássio, frutas e verdura que produzam resíduos alcalinos. Tais dietas podem ajudar a neutralizar a acidez. Os alimentos podem ser considerados alcalinos ou ácido, baseados nos resíduos que produzem no corpo, independentemente do seu pH antes de serem ingeridos. Por exemplo, os citrinos quando são metabolizadas produzem resíduos alcalinos.

Nutrição como forma de preservar a massa muscularOs investigadores conduziram uma análise transversal num subconjunto de quase 400 voluntários com 65 ou mais anos que completara uma experiência de três anos sobre osteoporose. A actividade física, a altura, o peso e a percentagem de massa muscular do corpo foram medidos no início do estudo e após três anos. A quantidade de potássio na urina foi medido no início do estudo e os seus dados dietéticos foram recolhidos 18 meses depois.

Baseado em modelos de regressão, os voluntários cujas dietas eram ricas em potássio poderiam esperar ter mais 1,6kg de massa de magra do que voluntários com metade do consumo de potássio. Isso quase que compensou os 1,9kg de massa magra que é perdida tipicamente numa década por pessoas saudáveis com 65 anos ou mais.

A perda de massa muscular pode conduzir às quedas devido aos músculos das pernas enfraquecidos. Os autores incentivam estudos futuros que analisem os efeitos de um aumento de consumo total de alimentos que se metabolizam em alcalinos, tanto na massa como na funcionalidade do músculo.

O estudo foi publicado na edição de Março do “Journal of Clinical Nutrition”.

Pode gostar também de ver:

ErhnaM.com | Em: 4 Dezembro, 2010
Publicado em Artigos, Nutrição com as etiquetas , , , , . Salve o url nos favoritos.

2 Respostas para Dietas para preservar a massa muscular

  1. Sem dúvidas alguma está cada vez mais comprovado que uma boa dieta, balanceada e contendo so principais nutrientes é a chave do sucesso para nossa saúde e principalmente para a conservação da nossa valiosa massa muscular!

  2. Karine disse:

    Wow this is a great article, i didnt know that K was good for the muscular growth, Im bookmarking this, thank you.
    By the way, I understand portuguese but i cant write in portuguese, thats why…
    .-= veja o meu ultimo artigo blog ..Recoge las Frutas =-.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>