Livre-se da preocupação, relaxe

Livre-se da preocupação, relaxe

Ultimamente tenho pensado bastante sobre a nossa cultura, e uma das coisas mais estranhas é a “preocupação“, vivemos num mundo em que anda todo o mundo preocupado com alguma coisa e em que ficamos ofendidos quando alem nos diz “relaxe“, basta ligar a televisão e alguém conhecido morreu, ou alguma catástrofe afligiu um qualquer país distante, as vacas já estiveram loucas, os pintos constipados, o vizinho costuma estacionar de forma estranha por isso deve ser terrorista, e a história continua… Seja com corrupção tráfico de influências, inflação, a crise energética… a lista nunca mais acaba.

Eu não tenho dúvidas de que as pessoas sempre se preocuparam com tudo. Dale Carnegie em “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver”, que foi publicado em 1944, está carregado com histórias do início do século sobre as preocupações das pessoas que eram sobre todo o tipo de coisas. Mas de facto tal como Dale Carnegie refere de forma categórica e explicada em vários pontos, estar preocupado não tem qualquer sentido nem utilidade. Vou então deixar-lhe aqui algumas razões que mostram a inutilidade de estar preocupado, mas mais, vou-lhe provar que estar preocupado pode ser uma atitude ou estado de espírito prejudicial para a sua saúde e que aprender a relaxar é fundamental para o seu bem-estar.

As coisas nunca acontecem da forma que imaginamos

Quando está preocupado, não está mais do que a tentar prever o futuro. Está a pensar, “Eu sei que vai correr mal”. Mas pensar assim não tem qualquer sentido, porque VOCÊ NÃO CONHECE O FUTURO, apenas sabe que as coisas nunca acontecem como imaginamos. Por isso para quê estar preocupado? Relaxe o que tiver de acontecer acontecerá, não vai conseguir saber tudo nem controlar o mundo.

Estar preocupado significa que abdicou do seu poder

Algumas pessoas estão tão entrincheiradas em preocupações que não conseguem ver que existe outra forma para viver. A preocupação retira-lhe o poder de ser pro-activo. Mas a verdade é que você tem total controlo sobre a forma como reage às situações, então porque é que abdica desse poder de forma tão inocente ?

A preocupação não produz absolutamente nada

Porquê perder o seu tempo e energia com uma coisa que não o leva a lado nenhum ? Quando se preocupa com qualquer coisa isso muda alguma coisa ? Utilize o seu tempo e empenho em algo produtivo como por exemplo relaxar.

“Deixe de se preocupar e comece a viver” – Dale Carnegie

A preocupação distorce a realidade

Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.

Nós vivemos num tempo em que as pessoas vivem mais anos, tem um melhor acesso a cuidados de saúde (mesmo que se diga o contrário esta é a realidade), as pessoas tem oportunidades ilimitadas para prosperar tanto financeira como pessoalmente, hoje em dia qualquer pessoa pode viajar para qualquer parte do mundo em pouco tempo, existe um grande acesso a todo o tipo de informação e material educativo. Claro que existem riscos e potenciais perigos, mas a preocupação apenas os aumenta de forma despropositada e impede-nos de ver as oportunidades e a quantidade infindável de possibilidade ao nosso dispor.

“Enquanto estamos focados no medo, preocupação, ou ódio, não nos é possível experimentar a felicidade, entusiasmo ou amor.” – Bo Bennett

Estar preocupado faz mal à saúde

Estar preocupado não é um estado natural e tem efeitos adversos na sua saúde, mesmo na sua saúde física e não só mental. Quando se preocupa com alguma coisa existe sempre um aumento de stress e ansiedade causando uma subida da sua pressão arterial, aumenta também os níveis de ácido do estômago, dores de cabeça e rigidez muscular, entre muitas outras coisas. Caso já se sinta assim veja como reduzir o stress.

A Preocupação não é natural

As crianças preocupam-se ? Os animais preocupam-se ? Todos os adultos se preocupam ? Não hesite nada que diga que por ser humano e adulto se tem de preocupar. A preocupação é uma patologia, uma distorção do nosso estado natural.

Sabe qual é a instrução mais comum da bíblia ? Surpreendentemente não é “ame o próximo” ou “adore a deus”, ou qualquer coisa desse tipo. É simplesmente “não tenha medo”. Não é necessário ser religioso para perceber que este é um bom conselho.

Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.

Então como é que se liberta deste nefasto hábito de se preocupar com tudo ? Tal como todos os outros hábitos, pode não ser fácil mudar, mas vou deixar-lhe aqui alguns passos simples que podem ajudar a eliminar a preocupação da sua vida.

Tenha a consciência de que você é que tem o controlo

No livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” Steven Covey conta-nos que o primeiro passo para ter uma vida melhor é termos a consciência de que somos livres para escolher a forma como reagimos às nossas circunstâncias. A preocupação é uma escolha, está dentro da nossa cabeça, portanto está na esfera da nossa própria influência.

Reconheça que a preocupação é um hábito

Tal como os hábitos, existe aquele momento em que a preocupação é desencadeada, e pode não ser fácil interromper este processo instintivo, principalmente se sempre foi uma pessoa que se preocupou em demasia sobre tudo. Mas é importante que perceba que qualquer hábito independente das suas raízes, pode ser alterado e em ultimo caso eliminado. A meditação pode ser uma boa forma de reconhecer os seus hábitos nefastos e encontrar um ponto de equilíbrio interno, um silêncio revelador.

Mantenha as coisas em perspectiva

Tal como disse E. Joseph Crossman, “Se quiseres testar a tua memória, tenta lembrar-te o que é que te preocupava à exactamente um ano”, será que ainda está preocupado com as mesmas coisas ? Será que as coisas com que se preocupa hoje o vão preocupar daqui a uma semana, daqui a um ano ? Lembre-se que a vida são dois dias, se passar o primeiro preocupado o segundo vai passar-lhe ao lado.

Enfrente os seus medos

Já pensou na quantidade de quedas que uma criança dá para aprender a andar ? Já alguma desistiu por ter medo de cair ? Os nossos medos na grande maioria apenas existem enquanto não os enfrentamos. Por exemplo que tem medo de falar em publico e isso o preocupa… Só vai passar quando tiver a oportunidade de falar em publico algumas vezes, até lhe parecer natural. No final vai perceber que afinal não era assim tão difícil.

Não tente controlar tudo

Veja se percebe, você não vai conseguir controlar o mundo inteiro. O que tem realmente de acontecer acontecerá, aprenda a relaxar e a aceitar as coisas que não controla, é única coisa que pode fazer nestes casos. Porque você não controla o mundo, tem de aprender a reagir de forma positiva ás coisas que lhe acontecem.

Não se leve tão a sério

Se você falhar qual é o problema ? Se fizer asneira da grossa não é o fim do mundo. Você é assim tão importante que o mundo para quando faz asneira ? As derrotas são apenas temporárias. Os erros e os falhanços são apenas os degraus do sucesso, lembre-se do que disse Thomas Edison.

Livre-se da preocupação, viva uma vida tranquila sem andar preocupado.

“Eu não falhei uma única vez. Apenas descobri 10,000 maneiras diferentes que não funcionam.” – Thomas A. Edison

“Eu sou um homem velho e passei por muitas catástrofes na minha vida, mas a maioria nunca aconteceu” – Mark Twain

A preocupação é um veneno perigoso, não o deixe apoderar-se da sua vida e sugar a sua energia vital. Relaxe, a vida é mudança, dinamismo, imprevisibilidade, a vida não é uma ciência exacta em que tudo acontece segundo o que estava programado, a única certeza é que antes de si muita gente por cá passou e sim… você vai morrer e depois de si muito mais pessoas vão nascer. Portanto, não se preocupe, a vida são dois dias, divirta-se todos os dias da sua vida, relaxe e aproveite a vida ao máximo.

Vai gostar também de ver:

38 Respostas a “Livre-se da preocupação, relaxe”

  1. Hoje em dia a preocupação já virou paranóia. Ótimas dicas estas!

  2. descobri este texto li e realmente deparei-me com uma realidade
    cada vez mais existente em cada um de nos o medo as preocupações .preocupações essas que por vezes não nos deixa fugir e nos afogam na preocupação que concerteza nos impede de ser-mos felizes.noto que a preocupação o medo cada vez mais se torna um estado de espírito, fazendo com que vivamos limitados.
    obrigada por este texto ,realmente é sem duvida um texto que funcionou como um “abanão” um acordar ,vir a tona e respirar fundo.

  3. TEXTO MUITO BOM!! PRINCIPALMENTE NA PARTE QUE FALA QUE NÃO DEVEMOS TENTAR CONTROLAR O MUNDO;REALMENTE,É PERDER TEMPO E SAÚDE.

  4. Todos nós somos movidos por preocupações, isso é inerente ao ser humano. É muito dífícil encontrar uma pessoa que seja desprovidade de qual quer tipo de preocupação. O que devemos fazer é não nos preocupar por coisas sem sentido, devemos ser ponderados.

    Um grande abraço

  5. É as preocupações ja tomaram conta de mim, agora o que mas gosto de fazer foi afetado, mas talvez um dia eu me livre de tudo isto.

  6. Muito bom dia

    Para se livrarem das preocupações nada melhor do que umas boas férias em Paris, ficar num bom hotel e desfrutar desta apaixonante cidade. Podem ver os melhores hotéis de Paris em http://www.hoteisemparis.net

    Boas Férias
    .-= Hotéis em Paris´s last blog ..Hotel Bastille de Launay =-.

  7. ei você que esta triste e preocupado, talves ansioso,não temas deposite todas as suas expectativas em mim e seja muito feliz.palavras de Jesus Cristo.Ele que tirar todas as suas preocupações.esta a fim de conhece-lo?não se arrependera.abraço a todos.

  8. me sentir muito bem com esses comentarios as vezes sofro com as preucupaçoes

  9. Matéria ótima
    Ultimamente estava muito mal divido as preocupações
    Mas não vou me preocupar mais ,não vai resolver nada mesmo.

    Adorei

  10. Preocupação realmente é a raiz dos sofrimentos, sentimental e pscicologicos , tudo é uma ilusão nesta vida, não vale a pena ficar se preocupanda, a vida é um circulo, por mais que nossos dias mudam, a gente sempre passamos no mesmo lugar em um determinado sentido, “e no final todo nosso trabalho não adiantou para nada” , não devemos ficar triste com isso, e sim tornar isso um motivo para não nos preocuparmos.

    Member Nagato

    A preocupação é só uma ilusão, quando nos preocupamos enchergamos coisas ruins, sendo que na verdade essas coisas só existem na imaginação.

    Member Sasuke Uchiha

    Por que se preocupar com algo?, um dia todos nós iremos morrer, porem por que se preocupar, devemos fazer o que é certo e viver cada dia “sem ficar pensando no amanhã”.

    Member Itachi Uchiha

    Preocupações, Preocupações isso é um veneno perigoso que não devemos compralo, ou seja “devemos ignorar as preocupções.”

    Member Kisame

  11. É como os Akatsukis disseram, preocupção é uma ilusão, uma coisa que é legal para relaxar é musica lenta.

  12. Preocupção é uma ilusão.Realmente não devemos ficarmos nos precupando com bobeiras.

  13. taí. um otimo texto. vivam a vida. o tempo passa muito depressa.
    pessoas nascem, pessoas morrem, mas, o mundo continua sempre o
    mesmo. todos os rios correm para o mar, porem o mar nao fica cheio. o que aconteceu antes vai acontecer outra vez. o que foi
    feito antes sera feito novamente. nao ha nada de novo neste mundo. de tudo o que foi dito, a conclusao é esta; tema a Deus e
    obedeça aos seus mandamentos porque foi pra isso que fomos criados. como entramos neste mundo, assim tambem saímos, isto é
    sem nada. e lembre-se; ha tempo pra tudo debaixo do sol.

  14. PARABÉNS, MUITO BOM

  15. Excelente texto, me ajudou muito. Agradeço imensamente.

  16. gostei muito obrigado pelas palavras

  17. com certeza , texto que ajudou bastante , pra que sofrer antecipado? pra quer ficar se procupando ou trsite , se tudo passa , e a força maior está presente em nós , que é Deus e jesus cristo , entregue a ele , e tudo eles fará , fé é a palavra certo , fiquem com DEUS

  18. Não é tão simples assim. A ansiedade quando exagerada,é como uma droga,vicia e causa dependência.Nossa rede neural é como um computador,necessita de updates e às vezes de um upgrade(ainda não é possível). Os pensamentos negativos surgem do nada,construímos por exemplo,antes de uma viagem,um acidente aéreo detalhado ,com início,meio e fim,contra a nossa vontade. E os sonhos…não dá nem para falar.Os modernos anti depressivos,trocam os sintomas que nos afligem, por outros que como são novos,aturamos.Uma barganha justa.Não desistam.Tente fazer uma auto lavagem cerebral(reeducação mental).O artigo é muito bom,pode colaborar muito e não tem efeitos colaterais.Nem sempre você é o culpado,um fraco,covarde.Como não podemos colocar a culpa na camada de ozônio,culpemos nossa herança genética.

  19. ÓTIMO TEXTO! REALMENTE MUITO BOM! PARABÉNS!

  20. Muito bom mesmo!

  21. parabens gostei muito

  22. ameii as dicas que site massa ameii

  23. adorei isto está óptimo e ajudou me imenso

  24. Este texto foi pra mim um alívio, lendo, ouvi tudo que precisava ouvir para sair desse estado que começo a sentir, o de medo,o de preocupar-me e assim, sem motivos nenhum real, estragar a minha saúde mental e física. Acredito que temos sim o poder de mudar o que estamos sentindo, através de pensamentos positivos, através da fé e do auto-conhecimento. Chego à conclusão que no mudo de hoje esse é um problema que afeta a quase todos, de formas e graus diferentes, um problema com o qual temos que lidar e um problema a ser superado, todos podem, basta força de vontade, força interior, fé e pensamentos positivos.

  25. Olá:

    Oportuno o texto!
    Preocupações são coisas que na maioria das vezes AFETAM/DESGASTAM às pessoas…
    E como não ter tais coisas no mundo caótico/difícil de hoje (e há BASTANTE TEMPO TAMBÉM!): desemprego, violência, doenãs, futuro (incerto)?
    OK que UM POUCO DESTA (e também o STRESS) seja razoável até para nos DEFENDER/LUTAR pela vida… Agora que tal FIQUE NA GENTE O TEMPO TODO – é melhor desistir!
    Por isso que é bom fazer coisas saudáveis: relaxar, passear, sair ad rotina, se divertir; alivia/ajuda e muito!

    Rodrigo O Rosa (Porto Alegre)

  26. o texto esta muito bom,muito elogiavel e tal.Mas alguem conhece algum jeito de nao se preocupar, digo, como um exercicio?

  27. Quero agradecer de coração por essse texto,tão inspirador e tão verdadeiro. Quero começar a partir de hoje a mudar minha vida,a minha cabeça!!!!!!!!Estava ficando sem saúde!!!!!Preciso ,devo e quero mudar!!!!!!Eu consigo!!!!!Escutar musicas alegres,cantar,ver filmes de comedia…..Rir é o melhor remédio!!!!!!!!Obrigada,gostaria q existisse mais textos assim…….

  28. realmente bom, muuuuiiiitoooo obrigada

  29. adorei esse texto realmente me fez ver que não adinta ficar preoculpada com o que pode acontecer hoje…deixa rolar!!!

  30. O TEXTO É MARAVILHOSO REALMENTE, MOSTRA QUE CRIAMOS SITUAÇÕES ANTES DELAS EXISTIREM COMO UM FILME EM QUE SOMOS OS DIRETORES,NÃO PODEMOS SER O TODO PODEROSO TEMOS LIMITES. NOSSO CORPO É FRAGIL, PORQUE ANTECIPARMOS COISAS QUE AINDA NEM ACONTECERAM, DE HOJE EM DIANTE VOU COLOCAR TUDO NAS MÃOS DE DEUS, ELE É O ÚNICO COM CAPACIDADE DE DICIDIR MOMENTOS, TEMOS QUE TER FÉ, ESTÁ É A ÚNICA CERTEZA QUE NOS DEIXA TRANQUILOS. SOMOS O QUE PENSAMOS NÃO PODEMOS MUDAR O MUNDO, MAS PODEMOS CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR FAZENDO A NOSSA PARTE. AS VEZES PRECISAMOS LER ALGO DO TIPO, PARA ACORDARMOS PARA A VIDA E DESABAFAR O QUE NOS AFLIGE. ESTOU ME SENTINDO BEM MAIS CONFIANTE AGORA.

  31. BOM texto! Não lhe dou os parabéns mas desejo-lhe que a suas palavras sejam o reflexo do que sente. O mundo precisa de muitas pessoas assim.Ás suas palavras eu chamo FÉ! Obrigado!

  32. gostei do site, acho que textos assim faz agente abrir a mente, e pensar melhor!abraços pra todos.

  33. muito bom seus comentarios adicionais felipenses -4;6,7,8 veridico

  34. Pessoal,sempre fui muito ancioso e preocupado, procurando ajuda na net, vi esta maravilha de texto.

    A partir de agora, com esta reflexão, realmente não vale a pena viver desta forma.

    O ontem não volta mais, o amanha não sabemos, quero viver o hoje, Deus me mostra as soluções.

    Valeu vendo este texto, vou recomendar aos meus amigos.

  35. Realmente, a preocupação não passa de um sofrimento antecipado de algo, que se quer poderá acontecer. Acho que ele nos subtrai não só momentos felizes, como anos de vida saudável.

    Vamos relaxar… e ser feliz!

  36. REALMENTE MUITO BOM LER ISSO, AGORA VAMOS RELAXAR E COLOCAR OS PENSAMENTOS POSITIVOS EM PRATICA… E O MAIS DEUS É TUDO….É SO ACREDITARMOS

  37. Posso dizer, que encontrei um pouco de luz nessa leitura. Obrigado.

  38. Poise!! ACho que devo me despreocupar um pouko!! Isso ta acabando com minha cabeça!! Mas como nao ficar perante tantas coisas que acontecem.. A tantos problemas, mas enfim devo relaxar nao é!! obrigado pelas dicas..

Deixe o seu comentário