Saiba como a alimentação afecta o cérebro

Saiba como a alimentação afecta o cérebroJá quase todos sabemos o impacto dos desequilíbrios nutricionais na nossa saúde, mas segundo alguns estudos recentes a nutrição tem também impacto sobre a nossa saúde e capacidade mental.

Segundo um estudo recente do Dr. Fernando Gómez-Pinilla, professor de neurocirurgia e ciências fisiológicas da Universidade da Califórnia (UCLA), que passou os últimos anos a estudar os efeitos da alimentação, exercício físico e sono sobre o cérebro.

“A dieta, exercício físico e sono têm o potencial de alterar as funções do nosso cérebro e a saúde mental. Isto levanta a possibilidade de que mudanças radicais na dieta pode ser uma estratégia viável para melhorar a capacidade cognitiva, proteger o cérebro de danos e contrariar os efeitos do envelhecimento” - Dr. Fernando Gómez-Pinilla, membro da UCLA Brain Research Institute and Brain Injury Research Center.

O Dr. Gómez analisou mais de 160 estudos sobre a o impacto que a alimentação tem sobre o cérebro e os resultados da sua análise pode ser lida no jornal Nature Reviews Neuroscience.

Uma das conclusões refere a importância dos ácidos gordos ómega-3 encontrados no salmão, nozes e kiwi. O ómega-3 contribui com alguns benefícios para o nosso cérebro, incluindo melhorias de aprendizagem, uma melhor memória, ajuda a combater alguns transtornos mentais como a depressão, transtornos de humor, esquizofrenia, e demência.

Segundo o Dr. Gómez as sinapses no cérebro ligam os neurónios e proporcionam algumas funções essenciais, a aprendizagem e a memória ocorre a nível das sinapses. Os ácidos gordos ómega-3 apoiam a plasticidade sináptica que parece afectar positivamente a função de algumas moléculas relacionadas com a aprendizagem e com a memória.

“Os ácidos gordos ómega-3 são essenciais para um normal funcionamento do cérebro” - Dr. Fernando Gómez-Pinilla

Uma deficiência nutricional em ómega-3 nos humanos tem vindo a ser associado a um aumento do risco de algumas desordens mentais, tal como deficit de atenção, dislexia, demência, depressão, doença bipolar e esquizofrenia.

Segundo alguns estudos as crianças que ingerem uma dose adequada de ácidos gordos ómega-3 têm melhores resultados na escola, na leitura, na ortografia e têm menos problemas comportamentais.

Além do ómega-3 também o ácido fólico que é encontrado nos espinafres, sumo da laranja e levedura é também essencial para o funcionamento do cérebro humano. Uma deficiência em ácido fólico pode originar distúrbios neurológicos, tais como a depressão e disfunções cognitivas. A suplementação de ácido fólico, quer por si só ou em conjunto com outras vitaminas do tipo B, tem-se revelado eficaz na prevenção do declínio cognitivo e demência durante o envelhecimento e reforça os efeitos de antidepressivos.

Saiba como a alimentação afecta o cérebro

Os resultados de um estudo recente indicam que a suplementação de ácido fólico num período de três anos pode ajudar a reduzir os efeitos da idade nas funções cognitivas.

Em contraste com os benefícios de uma nutrição equilibrada, a comida rápida ou comida de plástico têm efeitos negativos nas funções sinápticas do cérebro. Algumas moléculas e a função sináptica do cérebro são extremamente afectadas por uma dieta pouco saudável.

Na ilha de Okinawa (Japão) onde as pessoas comem peixe e praticam exercício físico com bastante  frequência a esperança de vida é a maior em todo o mundo e a população tem também uma baixíssima taxa de distúrbios mentais.

“Embora algumas pessoas tenham tido a sorte de ter nascido com genes especiais, a grande maioria de nós não tem essa sorte, portanto precisamos de uma dieta equilibrada, praticar exercício físico com regularidade e de uma boa noite de sono” - Dr. Fernando Gómez-Pinilla

Nós já fazemos uma gestão inteligente da nossa alimentação, e você ? Tem o hábito de fazer escolhas saudáveis, no que à sua alimentação diz respeito ? E exercício físico com regularidade ? Deixe a sua opinião nos comentários.

Um grande abraço e muito sucesso.

Partilha esta página:
  • E-mail this story to a friend!
  • Print this article!
  • del.icio.us
  • Technorati
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Reddit
  • Rec6
  • Google
  • Live

Artigos relacionados

One Response to “Saiba como a alimentação afecta o cérebro”

  1. [...] a que o seu corpo pode dar bom uso. Contudo, com frequência falta um ácido gordo em particular o ómega 3, que se encontra no peixe gordo, tal como as sardinhas, cavala, salmão e atum. Por isso mesmo [...]

Leave a Reply

You can use these XHTML tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>