O líder ideal, manual da liderança.




A maioria das pessoas contenta-se apenas com obedecer às ordens dos outros. Não é incomum as pessoas adoptarem a mentalidade de “seguir-o-líder“. Contudo é possível que, algures dentro de si, exista o desejo de fazer as coisas acontecer – de ser o líder, e não o liderado. Então, talvez a liderança lhe assente bem.

Algumas pessoas acreditam que os grandes líderes fazem-se, não nascem feitos. Sim, é possível que algumas pessoas nasçam com talentos naturais. Contudo, sem prática, sem ímpeto, sem entusiasmo, e sem experiência, não existe desenvolvimento da liderança. Deverá também lembrar-se que os bons líderes trabalham e estudam continuamente para aumentar as suas capacidades naturais. Isto implica comprometer-se a melhorar constantemente.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é liderança. Para ser um líder, devemos ser capazes de influenciar os outros a cumprir um objectivo ou uma meta. O líder contribui para a organização e coesão de um grupo.

Ao contrário do que as pessoas crêem, a liderança não tem a ver com poder. Ela não está relacionada com atormentar as pessoas ou chefiá-las utilizando a ameaça. Ser líder é encorajar os outros para cumprir as metas de uma organização, é ver todos os colaboradores da mesma maneira e ajudá-los a contribuir para a organização. Você deve ser um líder, não um chefe.

Como fazer com que as pessoas o sigam




As pessoas seguem aqueles que consideram ter um sentido claro de propósito. As pessoas só o irão seguir se virem que você sabe para onde vai. Lembra-se daqueles autocolantes para os pára-choques dos carros? Lembra-se daquele que dizia «Não me siga, eu também estou perdido»? O mesmo se aplica à liderança. Se não souber de forma clara qual é o seu caminho, o mais provável é que ninguém o siga.

Deverá ter uma visão de organização. Ter um claro sentido de hierarquia, conhecer os patrões, saber com quem falar, conhecer os objectivos e metas da organização e saber como a organização funciona é o único modo de mostrar aos outros que sabe o que está a fazer.

Ser um líder não consiste no que faz com que os outros realizem. É sobre quem você é, o que sabe e o que faz. Você é uma reflexão do que os seus seguidores devem ser.

Os estudos mostram que uma das bases para a boa liderança é a confiança e a crença que os seus colaboradores têm em si. Se eles confiarem em si, irão a todo o lado por si e pela organização. A confiança e a crença é construída com boas relações, seriedade e ética.

A maneira como lida com as pessoas, e as relações que constrói irão ser o fundamento para a força do seu grupo. Quanto mais forte for a sua relação com a sua organização, mais irão confiar e crer nas suas capacidades. Tendo a confiança e a crença, poderá então comunicar os objectivos e metas que pretende atingir.

Comunicar para liderar

A comunicação é uma chave importante para uma boa liderança. Sem ela, não poderá ser um bom líder. O conhecimento e a experiência técnica que deve ter devem ser transmitidas de forma clara. Também não poderá ser um bom líder se não conseguir avaliar as situações de forma correcta. Deverá ser capaz de avaliar situações, pesar os prós e contras de cada decisão e procurar activamente uma solução.

É no seu julgamento que os seus seguidores confiarão. Deste modo, tomar decisões correctas é vital para o sucesso da organização. Os líderes não são heróis que resolvem tudo. Não deverá afirmar que sabe tudo e não deverá confiar apenas nas suas capacidades, saber delegar é dar sentido de importância aos seus seguidores, fazendo com que se sintam parte integrante da organização.

Você deverá reconhecer e tirar vantagens das capacidades e talentos dos seus colaboradores. Só quando o fizer é que será capaz de colocar a sua organização a trabalhar como uma unidade coesa.

Lembre-se, ser um líder implica muito trabalho e tempo despendido. Não é algo que se aprenda de um dia para o outro.

Por isso, tem mesmo a capacidade e o desejo de corresponder aos requisitos de um líder? Têm vontade de trabalhar cooperativamente com outras pessoas, e aumentar a sua rede social? Então, comece agora. Tome o seu lugar e torne-se um líder a partir de hoje passe a acção.

11 comentários

  1. O bom lider impoem respeito pelo seu carater, pelo seu bom relacionamento humano, as pessoas reconhecem naturalmente a sua liderança.

  2. um bom lider ele não precisa impor ou mandar, ele pede com educação e respeito. fazendo assim, não se aborrecerá, e, os seus liderados também retribuirão o respeito. eu acredito que, tudo que se planta colhe ou seja se você é uma pessoa mal humorada não pode ser um bom, uma pessoa arrogante que pensa saber tudo, antes de pensar em liderar precisa antes de tudo trabalhar seu lado humano; buscar dentro de si a humildade, simplicidade, mansidão, prudencia, perseverança. sem essas qualidades não se pode ser um bom líder

  3. Realmente um grande líder é fruto de um longo esforço e treinamento. Não é possível existir um líder natamente pronto. É sim pela dedicação, pelo trabalho e pelo estudo. Óbvio que a família desempenha papel preponderante na educação do sujeito. Gostei do texto, trás uma rica e profunda reflexão.

  4. sou lider de produçao em uma fabrica de capa de banco para carros …
    nao faz nem um ano que sou lider mais tenho muita dificudade em lidar com as pessoas.tenho um temperamento muito forte ,sou estupida , e acabo prejudicando a mim mesma.
    meus superiores pedem que eu traga meu grupo pro meu lado e que o setor é a cara do lider …eu sou organisada ,nao gosto de bagunça ,nao gosto de ficar atrasada e muitas outras coisas e nao consigo fazer com que meu grupo seja como eu ou pense como eu … o que eu posso fazer pra melhorar minha postura diante do meu grupo e como fazer elas pensar e agir como eu … obrigada …

  5. A auto-ajuda particulamente é extremamente importante, principalmente nestes casos de convivência. Lidar com pessoas, pensamentos e atitudes diferentes torna o nosso dia mais desafiador. Concordo com o nosso colega Andre em partes, pois dicas construtivas realmente nos ensina a sermos pessoas capazes de tolerar, compreender e sempre termos vontade de crescer profissionalmente e principalmente espiritualmente.

  6. Andre:
    Posso falar da minha experiencia apenas a treinar lideres… é possivel tornar alguem melhor a ser lider, não só o tornando uma “melhor” pessoa, como tambem melhorando suas capacidades de comunicação…
    Obviamente a liderança pelo exemplo será sempre o principal modelo a seguir, agora se a isso eu consigo ensinar oura pessoas a comunicar melhor suas intenções, a motivar e inspirar seus colaboradores, a se ligarem mesmo com eles por forma a criarem resultados… aí eu ajudei alguem a se tornar um melhor lider…
    O que voce acha?

  7. gostei das dicas sobre liderança,pois estou tendo uma oportunidade de crescer na empresa a qual trabalho e isso que eu li aqui vai me ajudar bastante,obrigado pelas dicas ….

  8. Tanto ser um líder quanto ser um liderado, não nos trará as melhores alegrias da vida. Bom mesmo é ser independente!

    Mas, como dissestes em teu belo texto, há quem tenha talento e disposição para liderar. Portanto, devem encontrar na liderança: felicidade!

    Um abraço!

  9. nao gosto disso – sempre fui lider por obrigaçao – nao suporto mandar – nunca utilizei regras ou parametros para chegar a liderança dos lugares que eu trabalhei – somente fui eu mesmo – mas isso gera inveja e traiçoes e muita gente concorrendo – durante a minha vida nunca encontrei fora da minha familia alguem que valesse a pena obedecer pois sempre foram um bando de bundoes(reitores, diretores, gerentes)…quando um lider tem que aprender a ser um lider sera sempre uma *** – e é isto que nós temos por ai – nao pretendo mais mandar em ninguem pois é uma responsabilidade que me corroeu a alma – prefiro que se *** ou vivam na hiporcrisia – nao existe cursos ou metodos para alguem se tornar lider. abraços

Deixar uma resposta