Algumas dicas e ideias para adquirir o hábito da ação. Fortaleça a sua Inspiração.




Para muitos as ideias e a inspiração são o bem mais valioso das suas vidas, mas será que sem o hábito da ação as ideias têm valor?

Existe uma qualidade que é partilhada por todas as pessoas que alcançaram o topo da sua actividade profissional – eles fazem o que precisa ser feito. Esta capacidade supera a inteligência ou talento e determina o valor de seu salário e progresso.

Apesar da simplicidade deste conceito há uma incrível carência de pessoas que primam em obter resultados. O hábito da ação – o hábito de pôr as ideias recheadas de inspiração em prática rapidamente – é essencial garantir que as coisas são feitas. Estão aqui algumas fórmulas que o podem ajudar a desenvolver o hábito da ação:

1. Não espere até que as circunstâncias sejam perfeitas:

Se para começar está à espera que as circunstâncias sejam perfeitas, provavelmente nunca irá começar. Haverá sempre algo que não é completamente perfeito. Ou o momento não é este, o mercado está em recessão, ou há demasiada concorrência. No mundo real não há a altura certa para começar. Você tem de passar rapidamente à ação e ir resolvendo os problemas sempre que eles surjam. O melhor momento para começar era ontem. O segundo melhor momento é agora.

2. Faça acontecer, não espere que aconteça:

Pratique o fazer em vez de apenas planear. Quanto mais tempo demorar a por em prática uma ideia, mais fraca ela se torna. Após alguns dias os detalhes começam a esfumar. Após uma semana esqueceu completamente. Quando passar à ação verá que estimula novas ideias durante o processo.

3. Lembre-se que uma ideia sem ação não traz sucesso:

As ideias e a inspiração são importantes, mas apenas têm valor depois de serem colocadas em prática. Uma ideia média que é posta em prática é mais valiosa do que as ideias brilhantes que guarda para “outro dia qualquer” ou para “a oportunidade certa”. Se teve uma ideia num momento de inspiração que acredita realmente, então passe à ação. Enquanto não passar à ação nada irá mudar.

Algumas dicas para adquirir o hábito da acção

4. Use o hábito da ação para superar o medo:

Já reparou que a parte mais difícil de fazer um discurso público está em ter de esperar que chegue a sua vez? Mesmo os palestrantes e os actores profissionais sofrem da “ansiedade do pré-desempenho”. Quando começam o medo desaparece. O hábito da ação é a melhor cura para o medo. A altura mais difícil de agir é na primeira vez que faz qualquer coisa. Depois de dar o primeiro passo irá adquirir a confiança necessária e as coisas vão ser bem mais fáceis. Supere o medo agindo, construindo uma confiança inabalável.

5. Meta o seu motor criativo a trabalhar:

Um dos maiores equívocos sobre trabalho criativo é que somente pode ser desenvolvido quando a inspiração surge. Se espera que a inspiração surja do nada, os seus níveis de produtividade serão abalados seriamente. Em vez de esperar, active o seu mecanismo criativo, seja pro-activo. Se precisa de escrever um artigo, force-se a escrever qualquer coisa. Utilize a técnica de “brainstorming”. O hábito da ação estimula o fluxo de ideias e cria inspiração.

6. Viva no presente:

Foque-se no que pode fazer neste momento. Não se preocupe com o que deveria ter feito na semana passada ou o que pode poder fazer amanhã. Sobre o que passou já nada pode fazer, o futuro só pode mudar se começar a agir agora mesmo. O amanhã ou na próxima semana transforma-se frequentemente em nunca. Crie boas ideias recheadas de inspiração, mas é mais importante que fortaleça diariamente o hábito da ação.

Algumas dicas para adquirir o hábito da acção

7. Passe para a ação agora mesmo:

É prática comum as pessoas socializarem e conversem um pouco no início das reuniões. O mesmo é verdade para trabalhadores individuais. Com que frequência verifica o email ou leitor de RSS antes de fazer algum trabalho? Estas distracções custar-lhe-ão um montão de tempo se não as limitar e passar imediatamente ao trabalho propriamente dito. Transforme-se em alguém que começa imediatamente nas tarefas que têm mais impacto imediato na sua vida, verá que se torna mais produtivo e os outros irão olhar para si como um líder.

É necessária coragem para passar à ação sem instruções de ninguém. Talvez seja por isso mesmo que a iniciativa é uma qualidade rara e que é cobiçada por gerentes e por executivos em toda parte. Apreenda a ter iniciativa. Quando você tem uma boa ideia, comece executá-la de imediato ou aponte a ideia e agende uma hora para trabalhar nela se nesse momento estiver ocupado a terminar uma outra tarefa igualmente importante. Quando outros virem que você é sério e objectivo no hábito da ação, então quererão juntar-se a si. Os líderes não têm ninguém a dizer-lhes o que fazer. Por isso se quiser liderar tem de aprender a agir de imediato e de forma independente, quer seja numa ideia sua ou seguindo a inspiração de alguém.

E você quer liderar ou ser liderado, quer inspirar-se em alguém ou prefere que seja alvo de inspiração? Que partilhar as suas ideias para adquirir o hábito da ação? Responda nos comentários.

Um comentário

  1. Prezados
    sou um aprendiz de lider. tenho lido os vossos artigos que sao muito boms mesmo agradeceria se postassem mais e enviassem algumas sugestoes para o meu mail
    agradeço

Deixar uma resposta