Depressão sintomas, causas e cura da doença

Depressão sintomas, causas e cura da doença

A depressão é uma doença do foro psíquico que deixa a pessoa num estado de tristeza e desânimo tal, que esta deixa de ter controlo sobre a sua própria vida e os seus actos. Embora as oscilações do estado de espírito (é através dele que se manifestam as emoções e os sentimentos) tenham uma margem de flutuação normal, oscilando mediante as circunstâncias que nos rodeiam, fala-se em depressão quando o sentimento de tristeza é profundo e desproporcionado em relação à situação.

No nosso país existem inúmeras pessoas que sofrem de depressão e, segundo estatísticas recentes, cerca de 35 por cento da população europeia já passou em determinadas alturas da vida por uma fase depressiva.

A depressão, chamada também de “doença do desenvolvimento”, visto o homem nunca ter estado tão dependente de si como agora, afecta mais as mulheres (cerca de dez por cento) do que homens (cerca de seis por cento). Mas, curiosamente, são as mulheres que mais facilmente procuram a ajuda de um médico psiquiatra, enquanto nos homens existe uma maior tendência para negar a doença.

Existem duas formas principais de depressão:

  • Reactiva e exógena, que surge como reacção a uma causa externa e traumatizante como, por exemplo, a morte de uma pessoa querida, um problema profissional ou um desgosto amoroso. Também se incluem as depressões causadas por conflitos psicológicos, sendo estas as mais frequentes, afectando oito em cada dez pessoas deprimidas.
  • A endógena, é uma depressão aparentemente sem motivo e muito mais difícil de ser tratada, já que pode ter sido provocada por um desajuste neuro-químico, ou seja, por uma pequena alteração em certos componentes do sistema nervoso central.

Sintomas:

Yoga como possível tratamento da depressãoOs sintomas de depressão manifestam-se tanto de forma física como psicológica. Contudo, deve ter-se em conta que nesta doença os sintomas e a intensidade variam de pessoa para pessoa.

  • Entre os sintomas físicos, os mais frequentes são: esgotamento e a sensação de fadiga, falta de apetite ou excesso de apetite, dores de cabeça contínuas, problemas digestivos, cãibras musculares e taquicardia. Também podem surgir problemas dermatológicos; eczemas e perda de cabelo; e alteraçõеs sensoriais como, por exemplo, a perda de equilíbrio e tonturas.
  • Os sintomas psicológicos mais frequentes são a tristeza e o abatimento, os quais chegam a um ponto tal que o doente sente-se incapaz de realizar os esforços necessários para superar esta situação.
  • Os pacientes depressivos tendem a sentir-se incompreendidos pelas pessoas que os rodeiam, vivendo a sua situação com grande angústia e ansiedade.
  • O doente torna-se mais apreensivo e susceptível e comporta-se de forma inquieta e perturbada. Sente-se, na maioria das vezes, desgostoso por ter perdido as suas ilusões e tende a fechar-se no seu mundo muito próprio e é acometido por frequentes crises de choro.

Como se cura:

A depressão é uma doença que se cura de duas formas: com a terapia psicológica e com a ministração de medicamentos antidepressivos.

  • A psicoterapia e a psicologia dispõem de recursos suficientes para ajudar a pessoa doente a encontrar as causas que provocaram a depressão e, deste modo, descobrir o meio mais eficaz de modificá-las na realidade ou na atitude pessoal para neutralizá-las.
  • Partilhar com um especialista o sofrimento e a angústia é uma forma de libertação dos mesmos e um óptimo ponto de partida para superar a depressão.
  • Actualmente, existem medicamentos antidepressivos de acção segura e eficaz e que devem ser tomados somente com prescrição médica. Estes medicamentos actuam de forma selectiva sobre os mediadores bioquímicos da transmissão nervosa.
  • A força de vontade e o desejo de não querer estar deprimido são as duas armas mais eficazes que o doente possui para vencer a depressão. Tal como acontece com as outras doenças, não se deve sentir vergonha por pedir a ajuda de um especialista.
Os fármacos antidepressivos devem ser sempre receitados e controlados por um medico

Causas que provocam a doença:

As causas de ordem psicológica que podem desencadear uma depressão dependem da personalidade de cada um. Uma crise pessoal provocada pela idade, o trabalho ou a rotina, podem dar lugar a um círculo vicioso do qual o doente não consegue sair.

  • Nas mulheres, sobretudo nas donas de casa, a chegada da menopausa é uma etapa muito critica, responsável por grande parte das depressões femininas.
  • A ansiedade e o stress, se não forem combatidos a tempo, podem acabar numa depressão.

Momento de depressão

Como prevenir:

Levar uma vida estimulante e agradável e encontrar o equilíbrio entre as fontes de prazer e de sofrimento são as atitudes que actuam de forma positiva sobre o indivíduo. Cada um deve encontrar as compensações necessárias para superar os problemas da vida.

  • Aprender a dizer “não” e estabelecer limites pessoais em relação ao excesso de trabalho e sentido de responsabilidade.
  • Impor uma certa disciplina no que diz respeito às actividades sociais: conhecer pessoas, comunicar, dialogar, dar afecto e recebê-lo. Numa palavra: partilhar experiências e ilusões.
  • Não sentir auto-compaixão e evitar expressões do tipo;`não sou capaz” ou “não pude fazer nada”. E necessário modificar a atitude vital para “crescer” pessoalmente e não limitar esse crescimento.
  • Pensar em si mesmo e tentar conhecer-se, evitando os contínuos sentimentos de culpa.
  • Aprender a analisar os problemas e descobrir as suas possíveis soluções, mesmo que seja teoricamente.

A ter em conta:

  • A força de vontade é um elemento decisivo e fundamental para superar a depressão.
  • Ter a consciência de que um medicamento não vai solucionar os nossos problemas e não convertê-los numa muleta, sem a qual não nos poderíamos manter em pé. Cabe a nós superar uma situação depressiva e encontrar novos estímulos e ilusões.
  • A actividade ε a aprendizagem são dois aliados eficazes no reforço da personalidade e no combate àś reacções depressivas.
  • Praticar um exercício físico adequado ao nosso gosto e necessidade, visto que a prática de um desporto anima o nosso estado de espírito.
  • Encontrar o tempo necessário para nos dedicarmos aos pequenos prazeres da vida que a tornam tão agradável.

Não se deixe levar pela doença, a depressão quando encarada com determinação é uma oportunidade fantástica para a mudança, permita-se mudar, este momento na sua vida pode ser o catalisador que necessitava para ter a vida que sempre desejou. A depressão era encarada pelos povos mais antigos como um momento de transformação interna, mantenha a esperança e pratique a paciência, relaxe e respire profundamente.

Pode gostar também de ver:

ErhnaM.com | Em: 10 Fevereiro, 2012
Publicado em Artigos, Saude com as etiquetas , , , , , , , . Salve o url nos favoritos.

103 Respostas para Depressão sintomas, causas e cura da doença

  1. MATEUS NALTIIS disse:

    Olá desde quando eu me libertei das drogas eu fiquei uma pessoa meio que turbada como assim turbada? Eu era uma pessoa na qual muito feliz como ainda sou, mas me tornei uma pessoa meio que insupÔrtavel me afasto das pessoa com muita facilidade e no dou a minima impÔrtacia mas e com isso vi que foi sequela das drogas na qual usei emfim sou uma pessoa que tenho medo vivo com esse medo tenho medo de me relacionar com qualquer mulher porque penso que ela tem um ex e que vai me fazer o mal.
    no posso nem ver noticia de morte que ja fico com medo tenho medo de sr assassinado e de violencia tenho muita dificuldade em pegar qualquer assunto na faculdade sou o mas “burrinho” da sala ai fico mas triste ainda minhas notas baixa os meus colegas conseguem pegar os assunto com muita facildade eu nao consigo pegar mas estou passando por uma psicologa e ta mim ajudando muito mas necessito que vc me fale mas um pouco ao como me sir disso eu agradeceria muito….

  2. jose edson disse:

    A sete meses tenho depressão, não consigo dormir a noite e quando durmo tenho pesadelos terriveis,levanto varias vezes durante a noite,pela manhã levanto travado,todo o corpo doi.sinto dores principalmente na nuca.Estou tomando um medicamento, más dias estou bem e em outros pior.já sai de casa deixei esposa e filho e estou penssando em pedir demissão do emprego.estou desesperado.

  3. Mateus santos de jesus disse:

    Eu ja sofrir muito com a depressao, tenho 16 anos + sofro muito sou muito timido e isso mim deixa muito triste tem horas que chegar um dia de domingo e nao consigo sair pra rua e isso mim deixa com depressao tabm mim sinto muitoooo inferior as outras pessoass e eu nao consigo mim comunicar ate na minha familia mim sinto isolado sem nada para dizer,quando fico em casa sozinho so falto ficar maluco porq nao consigo mim comunicar com os outros na escola sofro muito de bullimg porque meus colegas acham que sou gay e mim isolam muito i isso mim deixa muito triste tem hrs que penso em mim isolar dos outros e viver so o meu mundo tem hrs q penso que vou ficar maluco tomo remedio controlado mais niguem sabe que tomo eu acho melhor assim por que acho que s os outros solberrem vai ser melhor ate na igreja mim sinto triste i isolado parece que vou viver o resto da minha vida triste tenho um jeito de gay mais acho que nao sou…

    • claudia disse:

      oii mateus…nao pense assim eu tambem tenho depressao tem dia q choro muito e quero ficar sozinha mas fiquei comovida com vc nao fica assim nao pede Deus ajuda pois e ele qm me ajuda a viver melhor e tenho certeza q ele t ama muito abraço

  4. nayanderson disse:

    Me apaixonei demasiadamente por Kananda, uma grande paixão que a cada dia crescia mais e mais. Um dia ela mandou a mensagem dizendo que nao sentia nada diferente por mim apenas amizade. Me recusei a aceitar que isso era verdade, ela parecia demonstrar o contrario! Ela me trata mal muitas das vezes, e da mais atenção a outros (choro), mas amo ela. Nao consigo imaginar em uma vida sem ela como companheira, estou constantemente triste, choro estantaneamente, não tenho ânimo, e quando me vejo frente a um momento em que corro risco de morte (atropelamento, bala perdida…), torço pra morrer, pensso que seria uma sorte grade, acabaria esse sofrimento que nao gosto e gosto ao mesmo tempo, amo ela, me recuso a esquecela (apesar dos conselhos). A dor, o sofrimento, a tristeza de cada dia, faz parte da minha paixão por ela. Ama-la é importate pra mim, ela é importante pra mim!

    • DAPHNE SUSAN BAYER disse:

      Querido amigo,
      sou solidária a você. Nunca entendemos bem quando somos rejeitados, quando as coisas não dão certo. Temos na nossa memória a lembrança de um mundo perfeito. O que posso lhe dizer, por experiência própria, é que essa dor fará com que você cresça e se conheça. Tornará você uma pessoa melhor, que ao ver outros sofrendo, sentirá um enorme desejo de livrá-los da dor. São pessoas com esse desejo que precisamos no mundo.
      Na hora da dor só conseguimos pensar nela, infelizmente. Mas quando ela passa, porque amigo, ela passa, olhamos para trás e percebemos que realmente estamos mais fortes e com mais sabedoria. Chore, chore toda a sua dor mas tenha fé no seu coração que muito em breve tudo terá sido como um sonho.
      Boa sorte para você.
      Daphne

    • Vanessa Marinho disse:

      OLA AMIGOS!

      ENTENDE E COMPREENDO PERFEITAMENTE TUDO O QUE DISSERAM ACIMA, FAÇO TRATAMENTO A 3 ANOS, NAO DIGO QUE ME CUREI , POREM PASSOS POR DIVERSAS CRISES NO PERCORRER DOS DIAS . EM MENOS DE UM ANO MINHA VIDA REVIROU DE PONTA CABEÇA, TENHO UM PAI ALCOLATRA, MEU IRMÃ TAMBÉM E ATÉ MESMO TALVES DEPENDENTE DE DROGAS, SÓ NÃO TENHO CERTEZA MAS AS INDICATIVAS LEVAM A CRER, POREM NÃO DEVE SER UM VICIADO , MAS VIROU MECHEU ELE DA UMAS SAIDAS.DEVIDO A ISSO E A UM EMPREGO ACABEI MORANDO UNS 2 ANOS COM MINHA TIA IRMÃ DE MINHA MÃE, VIVIA BEM POREM FUGINDO DOS PROBLEMAS , SOFRIA EM SILENCIO EM VER MINHA MÃE LA EM CASA SEM EU PRA AJUDAR ELA . UM DIA QUANDO CHEGUEI DO TRABALHO MEU TIO ESTAVA EM CASA CUIDANDO DO MEU PRIMINHO , ME OFERECI DE FICAR LA COM ELES MAS ELE DISSE QUE NÃO PRECISARIA, AI SAI PRA UM CHURRASCO DA FIRMA, LOGO QUE SAI MEU TIO SOFREU UM AVC GRAVISSIMO, E FICOU POR MAIS OU MENOS UNS 15 A 20 MINUTOS AGUADANDO ALGUÉM QUE CHEGASSE PARA SOCORRELO, RESUMINDO MEU TIO PERDEU TODOS MOVIMENTOS DO LADO ESQUERDO , E UM POUCO DA FALA. NEM PRECISO DIZER QUE ME CULPEI POR ISSO. FIQUEI MAL MAS MUITO MAL , AJUDEI A CUIDAR DELE O MAXIMO QUE PUDE. DEPOIS DE 3 MESES UMA LIGAÇÃO NA MINHA TIA QUE MEU IRMÃO CAIU DE CIMA DO TELHADO , DESCI CORRENDO NA CASA DA MINHA MÃE E MEU IRMÃO ESTAVA EM COMA , O TOMBO FOI GRAVISSIMO FRATUROU O CRANIO , 5 COSTELAS, O FEMOR E A CRAVICULA. NÃO TINHA NOÇÃO DA GRAVIDADE ATÉ OS SOCORRISTAS PEDIREM UMA UTI MOVEL, NESSA ORA TBM ME SINTI MUITO MAIS CULPADA POR SAI DE CASA , E TODOSA DIZIAM QUE AO CAIR ELE CHAMAVA APENAS POR MIM. FORAM 23 DIAS DE COMA INTENSO , SEM MELHORAS , VISITAVA ELE DE MANHA A TARDE E ANOITE, E NADA DELE REAGIR , OS MEDICOS DESACREDITAVAM QUE ELE SOBREVIVESSE. IMAGINA EU TER QUE ME FAZER DE FORTE E CONFIANTE PARA MINHA MÃE NÃO SOFRER … MAS DEUS NUNCA , NUNCA MESMO ABANDOU A MIM E A MINHA FAMILIA, ELE SAIU DO COMA COM TODOS OS MOVIMENTOS , POREM SEM MEMORIA ALGUMA. FOI TORTURANTE MAS ELE VEZ VARIAS FISIO E FONO E FOI SE RECUPERANDO AOS POUCOS, FAZIA UM ANO DEPOIS DO ACIDENTE E ELE COMEÇOU A TER CONVULÇÕES FORTISSIMAS. O DRAMA VOLTAVA. EU CORRENDO ATRAS DE TUDO. QUANDO TUDO ESTAVA AMENIZANDO NA IDA PRO TRABALHO BATEMOS O CARRO COM PERDA TOTAL , ENTREI EM ESTADO DE CHOQUE. E HOJE SOFRO VARIAS CRISES DE ANCIEDADES , MEDOS , DESESPEROS , ANGUSTIAS , CHOROS … TOMO VARIOS MEDICAMENTOS … POREM NÃO ESTOU CONTROLADA AINDA. MAS DEUS NÃO NOS ABANDONA JAMAIS … CONFIA NELE E ENTREGA NAS MÃOS DELE …

  5. diana disse:

    estou muito estressada sem paciencia tudo me irrita ja passei por muitos rpobelmas no meu casamento acho q isso fez com q eu ficasse uma pessoa amargurada angustiada e hoje acredito q estou entrando em depressao preciso muito de ajuda pois estou acabando com minha vida destruindo eu casamento e fazendo meus filhos sofrere com td isso ,tenho tres filhos e estou prejudicando eles com td isso ñ sei mais o q fazer tento me controlar mais nao consigo isto esta se tornando insuportávél as vezes sinto vontade de sumir mais pesso muito a deus q me livre desse mal para cuidar dos meus filhos eter uma vida normal como gostaria de voltar a ser feliz sem esse mal q tanto me faz sofrer serar q só vou conseguir com ajuda de medicamentos estou desesperada preciso urgente de ajuda preciso salvar o meu casamento e voltar a ser uma familia feliz sera q consigo.

    • Alcione disse:

      Diana, não sou especialista, não sou médica, mas, o que posso te dizer que nada é pra sempre… Confiar em Deus acima de tudo, Ele é com você…acredite… estou passando por crises de anciedade e sexta-feira, no trabalho, tive uma crise de choro… hoje me sinto envergonhada, mas, vou superar isso, com a ajuda de minhas orações e de um especialista…não precisa de medicamentos, muito embora eu tomei um bandinha de rivotril pra dormir mais tranquila ontem, mas, não vou tomar mais, esse não é o caminho…procure um pscicólogo, que possa te ouvir e te aconselhar. você precisa de alguém, de um profissional para desabafar..já tentei uma vez, nas 4 vezes que fui socorrida com crise de anciedade e me ajudou, a medica muitio paciente me ouvia e trocamos idéias… sei que vou supera isso, com fé em Deus e você tbm vai…se apoie no seu esposo tbm,,,ele é o seu melhor amigo, que está do seu lado e tenho certeza que não negará um abraço. Fica com Deus!!! se quiser..me passa e-mail. Abraços!!!

  6. mateus disse:

    Perdi meu pai a 1 ano e meio e um mês depois da morte dele minha namorada me traiu, foram duas facas enfiadas no meu peito, desde então sofri com o medo de me envolver de mais de novo, sinto que minha família nunca me entende, tenho ataques em algumas vezes quebro alguns moveis, juntamente com uma crise de choro, me sinto sozinho e sem alguém pra me defender, até então pedi ajuda pra minha namorada, mas ela disse que invento essas coisas e que deveria ser mais forte, sinto vontade de acabar com a minha vida todo dia, luto contra esse pensamento, mas me sinto no limite, por sempre aceitar os outros pisarem em mim, sempre aceitar tudo sem ao menos reclamar, por ter dito sempre sim, hoje quando digo não, quando reclamo do que não gosto, ninguém respeita.
    Hoje tenho 22 anos e me sinto assim, mais antes disso eu sempre fui alegre , brincalhão, e hoje a felicidade fugiu de mim.

  7. Natiele disse:

    Há um ano e seis meses atrás perdi minha filha, estava grávida de sete meses, ela era a razão da minha vida, o tempo passa mais é como se eu tivesse perdido tudo, me olho no espelho e já não consigo encontrar os sonhos que tinha, trabalho estudo mas nada preenche um vazio que parece me devorar a cada dia, as vezes me dizem que graças a Deus estou viva e “bem”, viva sim, porém bem não é uma coisa que se aplica a mim, as pessoas não entendem o que se passa verdadeiramente aqui em meu coração, meu marido ás vezes fala que estou ficando louca, estou tão submersa em minha dor e frustração que concordo com ele, ás vezes pergunto a Deus porque ele não me levou junto com a minha filha pois sinto que não há nada que me faça querer ficar neste mundo estou sofrendo em silêncio e isso está me corroendo pouco a pouco, a cada dia que se passa, será que ainda tenho a chance de ter um pouco de felicidade em minha vida?

  8. agatha disse:

    estou muito triste era uma pessoa feliz e hoje ja nao seou mais.Meu marido trabalha muito nao me da atençao,chega cansado deita e dorme e na folga vai jogar bola,fico sozinha cuidando o tempo todo dos meu 3 filhos pequenos,me sinto feia velha tenho 36 anos.choro toda hra ja faz meses que estou assim,nao sei o que e dar um sorriso e minha vidae tao sem graça que nao tenho força pra nada,So faço os alfazeres domesticos pq tenho que fazer pelos meus filhos,qdo termino deito na cama evem uma angustia muito grande.Nao sei mais o que fazer,queria procurar ajuda,mas nao tenho com quem deixar as crianças.Me ajudem estou morrendo por dentro.Estou escrevendo mas em prantos…

    • Iury disse:

      Agatha, precisa achar um equilíbrio, um lazer pra vc fora vida familiar. Conheça alguém, vá a um shopping e bata papo com uma pessoa nova, tome uma cervejinha com ela e se solte mais pra vc. Procure um prazer pra vc, sim, seja egoísta tbm, tenha o seu futebol a sua hora de alegria. Precisa de um equilíbrio, não só obrigações. Tenho um amigo que me disse uma coisa pesada mas que é verdade e ajuda bastante: Meta um FODA-SE diga pra vc mesmo: HOJE VOU ENFIAR A VIDA NO CÚ. estrapole e vá curtir um pouco. deixe a roupa sem lavar esqueça de tudo e se divirta. Peça pra sogra ou mãe ficar com as crianças, ou então leve-as com vc, deixe-as no Playland encontre uma mesinha perto e tome um cafézinho ou algo que lhe agrade. Se eles pedirem pra vc jogar com eles diga não. vc já faz isso todos os dias pense só em vc por algumas horas

    • nina disse:

      alguem escreveu o meu pensamento… sinto igual…

    • ALEX disse:

      TE FALTA ALGO, COMIDA, REMEDIOS, DINHEIRO,???? SE NÃO FALTA, TENHA QUE ENTENDER QUE SEU MARIDO TRABALHA A SEMANA TODA E QUE MERECE TER O TEMPO DELE, VOCÊ COMO MULHER DO LAR DEVERIA FAZER UM CURSO, CULINARIA, BORDADO, PINTURA, PARA PODER TAMBÉM TER UM HOBBY E TER UM TEMPO PARA VOCÊ POIS O QUE ESTA FALTANDO É UM TEMPO PARA VOCÊ, VÁ FAZER O CABELO, AS UNHAS VÁ FOFOCAR NO SALÃO DE CABELEREIRO COM UMA AMIGA ASSIM VOCÊ IRÁ MELHORAR.

    • vanja disse:

      Entregue a sua a Deus, só Ele pode te libertar, ore muito pelo seu esposo e filhos…porque Deus não quer seus filhos tristes, Ele te ama muito, uma coisa eu digo, voce não esta só, acrdite! Deus esta com voce, te dando forças, então, diga sempre esta frase, Jesus me ama, Ele esta em meu coração, depressao não é aqui o seu lugar, repita sempre, creia tenha fé, que a sua vida vai ser transforma em nome de Jesus, procure praticar algum tipo de esportes, uma caminhada, ou aerobica e etc… se puder, procurar um especialista para diagnósticos e tratamentos…abraços.

    • vania disse:

      Não fique assim..Também sofri durante 5 anos com depressão seguida de TOC . Tomei medicamentos q me ajudaram muito a viver uma vida normal. Mas a minha cura completa foi quando conheci JESUS em minha vida. Procure conhecer esse DEUS maravilhso que cura todas as doenças, inclusive as da alma e não aceite esse mal em sua vida. Procure pensar em coisas boas e não dê lugar a doença. Fique firme. Isso vai passar e você vai vencer!!!!

  9. mal to conseguindo escrever, sinto uma tristeza profunda, dor no corpo inteiro, uma mágoa tão grande e inércia, jogada na cama, desgostosa, e dores muitas dores, os olhos queimam, não tenho nem forças para pedir ajuda pra médico nem para orar, acho q é o meu fim…

    • rosa disse:

      tive depressão a minha vida inteira, o primeiro passo para não nos sentirmos como uma pedra ou seja está ali mais parece que ninguém ve é assumir que vc precisa de ajuda tanto psicologica quanto psiquiatrica, levante está cabeça quem está se sentindo mal e vá a luta, chore esbraveje grite mas saiba que a depressão não passa sem ajuda está é uma doença muito destrutiva e ficamos dependentes dela a cada vez mais, minha dica de vida, não fique tão só, distribua sua vida em etapas busque pessoas da sua familia que vc ama procure falar com alguém o que vc tá sentindo, e principalmente ORE muito a DEUS, mas ore em pensamentos pois DEUS é o unico que sabe que vc pensa, ORE A DEUS A TODOS OS MOMENTOS EM QUE ESTIVER ASSIM MAS NÃO RECLAME EM VOZ ALTA SE FOR XINGAR XINGUE EM PENSAMENTOS POIS DEUS É O UNICO QUE CONHECE NOSSOS PENSAMENTOS, não de espaço pro inimigo fazer de vc uma marionete!!!!

    • ALEX disse:

      QUAL O SEU PROBLEMA??? CONTE MAIS DA SUA VIDA.

  10. Rosane disse:

    ola…sei muito bem tudo o que estão passando, meu caso é que perdi meu marido a dois anos e não consigo aceitar, ele faleceu de cancer e de la pra ca minha vida tem sido só choro e tristeza. logo que ele faleceu fiquei quase uma semana sem lembrar de nada nem o nome da minha filha eu sabia,Estou procurando ajuda vou na psicologa , no neurologista, tomo antidepressivos mais nada me tira essa dor essa angustia que sinto.tenho vontade de ficar trancada no meu quarto e não ver ninguem, o telefone toca eu não atendo nem celular nem interfone, penso assim não tem ninguem em casa. minha filha pra não ver tudo isso sai com os amigos chega de madrugada e parece que não ta nem ai comigo. tenho vivido dias terriveis.tenho ke reconstruir minha vida , mas como…..não encontro forças.

    • rosa disse:

      vc tem um motivo maravilhoso pra levantar sua cabeça e lutar, sua filha, não pense que DEUS não tá vendo seu sofrimento não, pois ele sabe e ve tudo não fique em casa se lamentando saia procure pessoas que te deixam feliz se não trabalha procure ocupar seu tempo ajudando pessoas que tiveram o mesmo problema que seu marido teve sei que no começo vai ser dificil mas vc vai conseguir, estarei sempre neste email não sou nenhuma especialista sofro do mesmo mal que vc e sei que vai ser conversando que tudo vai passar, DEUS ESTA SEMPRE DO SEU LADO, ORE ORE MUITO ELE ESTA TE OUVINDO!!!!

  11. rose maria de oliveira disse:

    meu nome é rose já tive padaria,fui dona de um café,que não deu certo e por ultimo estavatrabalhando como vendedora tive que me afastar porque entrei em depressão é a segunda,vez que tenho que me afastar de tudo ,acho que essa doença tem que ser mais ,debatida,mais falada ,emfim ,por que senti na pele o preconceito das pessoas,me peguei muito com deus pra nao ser destruida de tanto ouvir piadinhas brincadeira de mal gosto

    • ALEX disse:

      AS PIADAS SÃO ELOGIOS, POIS VOCÊ TIRA DISSO O QUE DEVE MELHORAR MAIS E MAIS, NÃO FIQUE TRISTE O MUNDO É ASSIM EXISTEM PESSOAS QUE AJUDAM E OUTRAS QUE NÃO, AGORA NÃO FIQUE RESSABIADA COM O MUNDO AQUI FORA, ELE É ÓTIMO É SÓ SABER VIVER, ACORDAR CEDO, TRABALHAR, VOLTAR PARA CASA NA HORA CERTA E TER UMA RELAÇÃO AMOROSA BOA QUE TE AGRADE E COMPLETE NO QUE VOCÊ PRECISE.

  12. marlene santana de souza disse:

    gostaria de receber email de pessoas pois ei tive minha perna amputada a esquerda entrei em depressão por uma bacteria pois ei tinha uma vida bem corrida pois sou educadora.ten filhinha de 2 anos já se passaram 7 meses que perdi minha perna e gostaria de conversar com pessoas que já passaram por isso. fico grata marlene

    • cátia silva disse:

      Olá Marlene, sou a Cátia tenho 28 anos e sou de Portimão, Portugal. espero que possamos conversar muitas vezes. E não desanimes, ainda tens uma linda vida pela frente.

    • ALEX disse:

      MINHA TIA MAIS VELHA TEVE O PROBLEMA PARECIDO, MAS NÃO FIQUE TRISTE PENSE QUE FOI TIRADO “O PAPEL DO PRESENTE MAIS ELE NÃO FOI QUEBRADO” ENTÃO VOCÊ ESTÁ AÍ E SUA FILHINHA PRECISA DE VOCÊ, QUEM GOSTA DE VOCÊ, QUE TE AMA, VOCÊ SERÁ A MESMA PESSOA. E PARA QUE NÃO TE CONHECE IRÁ TE CONHECER MARLENE UMA PESSOA NORMAL QUE HOUVE UMA FATALIDADE E QUE SUA HISTORIA, PODE SER LIÇÃO DE VIDA PARA MUITOS, A VIDA CONTINUA NORMAL.

  13. Rapaz muito nervoso disse:

    Olá, tenho 18 anos e sou depressivo há alguns bons anos, tudo começou por eu pensar em coisas no passado, coisas muito más, já estive num psicologo e psiquiatra, neste momento estou a tomar anti-depressivos, a verdade é que por uns tempos estou bem e noutros tempos vou abaixo pelas minimas causas, por pensamentos que não consigo afastar de mim próprio, não tenho vontade de sair, de dormir nem de comer, só penso em coisas que me fazem sentir pior como se não conseguisse afastar este pensamento da minha cabeça, quando estou bem ponho-me a pensar de como me senti quando estava mal e não fazia sentido nenhum, mas agora só sei sofrer, não consigo ser feliz, pelas minimas coisas que me acontecem sinto que fiz mal ou errei e que a culpa é minha, falei várias vezes com meus pais sobre a minha situação e vejo o desespero deles em não saberem mais que fazer para me ajudar.. Sinto-me culpado por isso também, porque não os quero ver sofrer, são a minha familia. A depressão é uma doença muito complicada de ultrapassar, é preciso muita força de vontade, não devemos de estar agarrados aos comprimidos (anti-depressivos) porque eles ajudam mas só conseguimos se tivermos a nossa própria força de vontade, espero ficar melhor, pois conheçi uma rapariga de quem me aproximei muito, e as vezes na minha mente vêm-me nomes sobre ela a cabeça, mas coisas que eu não quero dizer, simplesmente surgem, sinto-me mal pois mal a conheço e é como se a tivesse a julgar, um enorme abraço para todos que estejam nesta situação, juntos conseguiremos ultrapassar esta fase muito dificil da nossa vida

  14. Thiago Alves disse:

    Acho que depressão é uma doença gravísima, e necessita de ajuda sim. Mas na real, acho que igreja não resolve o problema. Depois de ler muitas matérias pela net, descobrir que eu tenho essa doença. Acho que a minha é Reactiva e exógena. Sabe, nada, mas nada mesmo me anima. Tudo que gostava antes, hoje nao passa de um simples passa tempo. Sinto que aos poucos perco um pedaço de mim a cada dia. Hoje em dia tenho vergonha até de olhar no espelho para me pentear. E pra piorar ainda tem pessoas que descarregam suas angustias em cima de mim. Pensa como eu fico. Hoje vivo praticamente isolado, vou pro trabalho, faculdade e casa. Namorava, mas quando vi que isso já estava afetando o namoro terminei. Ela ate a pouco tempo não sabia o motivo, mas acabei explicando. Um fato que percebi, é que realmente não se cura sozinho, mas a pessoa depressiva se sempre tem a tendencia de se isolar, como vai sair falando que tem essa doença? Não sei como adquiri isso, mas tenho que me livrar antes que se torne bem pior que já é.

    • menina triste disse:

      Eu tenho uma depressão com motivos gravíssimos. Vi o meu pai matar a minha mãe e sou obrigada agora a viver com ele, porque é esta a justiça em Portugal.Não tenho para onde ir. Já pensei várias vezes em suicídio e já tentei. Agora não tenho motivos para viver. Compreendo todos os comentários aqui postados.

      • rosa disse:

        não sei como vc está agora mas vou te contar uma coisa vc não está sozinha estou aqui pra ser sua amiga se vc presisar!!!!

        • marcia disse:

          oi rosa tive depressao fortissima não aguentava ouvir barulhos de bola de tanto que quela batida forte no portão me encomodou, chamei a polia não resolveu , fiquei doente me isolava de todos e de tudo .Meu marido comprou um terreno para fazer casas de uluguel fis ele construir pra nós morar séra que fis besteira

      • ALEX disse:

        SUA HISTORIA É COMPLICADA, MAS TEM SOLUÇÃO SIM, SÓ DEPENDE DE VOCÊ, QUANTOS ANOS VOCÊ TEM ?? ARRUME UM NAMORADO, CONSTRUA UMA VIDA COM ELE E SAIA FORA DA SAIA DO SEU PAI.

  15. marcelo 1 disse:

    ola pessoal , sera alguem pode ai pode me responde algumas duvidas ?
    tenho depressao ha cinco anos e a um mes sinto palpitaçoes e uma dorzinha no peito . sim , acho q tem aver com a depressao mas esra q e grave?

    . tenho 25 anos , sera q e possivel viver com depresaao ate ficar velhinho sem tratamento algum?

    antes d mas nada obrigado .

  16. Domingos vicente disse:

    acho que sai do stress e entrei em depressão
    estou com muitas tonturas,faltas de sono, dores de cabeça fortes batimentos no coração (parece que tenho medo)dores nas pernas falta de equilibrio….
    gostaria tanto que me ajudassem a sair desta depressão
    o que faço?

  17. angelina constancio disse:

    SABE AS VEZES EU PENSO Q A UNICA COISA Q ME FAZ TER FORÇA PRA LUTAR E MEUS FILHOS SE NAO FOSSE ELE NAO SEI O QUE SERIA DE MIM.

  18. angelina constancio disse:

    presiso desabafar um pouco pois naõ tenho com quem desabafar,eu pois minha infancia nao fOi nada facil meu pai era um alcolatra batia muito na minha mae muitaS VEZES DORMIMOS NA RUA ,EU ERA UMA CRIANÇA NAO PODIA FAZER NADA, MINHA MAE ERA MUITO DOENTE SOFRIA DO CORAÇAO, PERDI TODA A MINHA FAMILHA MINHA MAE MORREU COM QUARENTA E SEIS ANOS UMA DOENÇA MUITO TRISTE , PERDI TBM MEU PAI MORREU DE ACIDENTE DE TRANSITO, E MEUS TRES IRMAOS ESTOU SOZINHA SEM NINGUEM ME SINTO MUITO SOZINHA TENHO MEU MARIDO Mas ele nao me entende ele naO SABE O Q É PERDE TUDO, TENHO DOIS FILHOS ENTREI EM DEPRESSAO POS PARTO QUANDO TIVE ELE, NAO SEI O QUE EU FASSOI PRA SAIR DESSA tomo ante depressivos direto desde os doze anos tenho fortes crises coraçao acelera sinto um gelo por dentro falta de ar e agressividade, psrece as vezes q ninguem liga pra mim sinto muita falta da MINHA MAE ACHO Q EU NUNCA VOUY SUPERAR ISSO PRECISO DE AJUDA.

    • menina triste disse:

      Não sei que te hei-de dizer. Eu também perdi tudo, mas pelos menos tens os teus filhos e o teu marido. Eu nem namorado tenho. Compreendo-te perfeitamente. Quem me dera ter o poder de eliminar o mal que me fizeram.

    • ROSA disse:

      oi meu amor vc não está so não, tens seus filhos e primeiramente vc tem a DEUS vc tem a chave do mundo nas mãos sei o quanto vc sofre mas vou te contar uma coisa estarei aqui pra ser sua amiga sempre que vc quizer desabafar eu também tenho depressão mas quero ser muito sua amiga pra dividirmos tristezas e alegrias sei que vc vai sair dessa!!!!!

    • ALEX disse:

      VOCÊ REALMENTE ESTA COM DIFICULDADES, PORÉM O MUNDO GIRA E NUNCA VAI PARAR PARA VOCÊ ENTÃO CONTINUE SUA VIDA COM SEU MARIDO DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL E FAÇA QUE ELE TE AGRADE, MAS PARA ISSO TEM QUE AGRADA-LO, AS VEZES UM SORRISO, UM ABRAÇO E UM BEIJO FAZEM A DIFERENÇA.

  19. luciana disse:

    eu so quero ir para um lugar onde eu fique sozinha pra sempre longe de tudo e todos, onde ninguem possa me ver e me magoar, onde eu nao sofra e nem chore mais, onde eu nao sinta mais nada, onde só feche os olhos e durma pra sempre. é onde eu quero estar.

  20. Lost And Delirious disse:

    Olá a todos, já a alguns meses ando a procurar sobre esta matéria pois tudo indica que estou com uma depressão.
    Tenho 21 anos e sou homossexual, posso dizer que hoje nao me reconheço mais. Costumava sair sempre com amigos e me divertir, os meus pais pediam para parar em casa. Hoje, nao consigo nem mais sair de casa sem me sentir ansiosa, e assustada, e agora meus pais pedem para sair e me divertir, o que eu sempre nego com uma desculpa.
    Tudo mudou quando tive um relacionamento com uma mulher, no inicio era tudo perfeito, o jeito que ela me tratava. Depois as coisas tornaram-se literalmente num Inferno. E ela começava a me tratar mal, como se eu fosse um objeto, me fazia muita pressao mental, me fazendo escolher entre ela e meus pais. E todos os acontecimentos, brigas, pressão e maus tratos verbais, sobretudo me rebaixar totalmente, me tornou outra pessoa.
    Hoje vivo com medo de pensar no dia de amanha, nao sinto forças para fazer nada, nao sinto animo de nada. Quando me animo com algo, sao com coisas que duram minutos ou poucas horas. Porque depois olho a realidade e me perco de novo neste mar de sentimentos ruins. Gostava muito de voltar a ser o que eu era, mas nao sei mais como, nao desabafo com ninguem, perdi todos os meus amigos por me afastar e me isolar, e nao converso sobre o que sinto com meus pais porque nunca tive esse tipo de relacionamento com eles.
    Quero mudar a minha vida e voltar a ser o que eu era, eu sei que tem que partir de mim, mas quando vou tentar sair da rotina e do meu espaço de conforto, volta aqueles sentimentos ruins e medos. Logo fujo de qualquer mudança que tento fazer para nao me sentir assim.
    O unico desabafo que faço sobre tudo isto, é a Deus. Nunca fui de rezar, mas ele é o unico que sei que posso contar sempre, e peço forças.

  21. helba cristina disse:

    ola!gostaria de desabafar para que caso alguem esteja passando pela mesma situaçao possa me ajudar..a aproximadamente uns 10 meses comecei a sentir umas tonturas muiito estranhas.nao vejo nada girar,a sensação e mais interna sinto uma pressao na cabeça como se eu estivesse meio que flutuando e uma situação tao esquisita que e ate dificil de explicar..e com o passar dos meses foi piorando.quando comecei a sentir essa tontura estava trabalhando entao fui ao medico fiz exame e nao é labirintite fiz ressonancia magnetica e tambem nao é..ja tomei alguns remedios e nada melhora e foi dai que comecei a ficar depressiva pq com essas tonturas nao estou mais conseguindo sair de casa e ter uma vida normal.smpre gostei de sair passear dançar e com essa tontura fico com medo de cair.meus amigos vivem me chamando p sair e eu quase sempre nao vou pq nao estou me sentindo bem.e nisso minha vida virou um inferno me tornei uma pessoa triste e depressiva.acho que adquirir isso tudo que devido ao meu emprego que era mega estressante.que por sinal graças a essa doença fui mandada embora onde trabalhava a 4 anos.isso piorou ainda mais que agora estou sem plano de saude e sem dinheiro para m tratar.quem souber de algo que seja gratuito agradeço.

  22. Gilberto Fernandes disse:

    A depressão é uma anormalidade e podemos traçar um paralelo assim: Quando você está em uma estrada e nesta estrada encontra-se um grande buraco, ou seja, uma depressão, esta estrada já não é mais uma estrada normal, mas com anomalia necessitando de reparos ou cuidados.
    A depressão é assim, tudo ia bem, até que um dia, aconteceu algo na vida da pessoa que a levou a esta anormalidade que não é física, mas de ordem psicológica que por sua vez, desencadeia problemas físicos se não tratado a tempo.
    Do ponto de vista espiritual, sim, acredito que o homem é um ser trino dotado de corpo, alma (sede das emoções) e espírito e por conta disso, a depressão toma conta destas 3 partes do homem, por isso, que acredito que é prudente pensar que um tratamento com sucesso para a depressão, deve compreender estas partes do ser humano, ou seja, remédios (podem ser fitoterápicos ou comuns), tratamentos com tecnologias, terapias, ginástica, entretenimento, Fé em Deus com estudo sobre o assunto para não ser manipulado por homens que exploram isso, etc..

    Em fim, é prudente e sensato não atribuir uma doença tão grave como a depressão, que inclusive, pode levar a morte como apenas um agir do diabo na pessoa.

    Acredito que a fé é um remédio podero para combater não só o mal, mas também, para a cura, restauração, e tudo mais que uma pessoa necessite, pois na bíblia está escrito: “Os impossíveis para o homem, é possível para Deus” e claro que o homem é limitado, mas Deus é ilimitado.

    Vamos ter fé, mas também, bom senso.

    Fiquem com Deus

  23. Ruth Mielnik Kapran disse:

    Olá queridos amigos internautas.
    Quanto a DEPRESSÃO? Acho que naõ é uma doença mas sim: OPRESSÃO MALIGNA. E a doençã espiritual, afeta a mente e até o físico. Só existe um tratamento pra maldita depressão> JESUS CRISTO. Só ele cura e liberta. Depressão e do maligno. E a doença deste século. O Diabo sabe que os dias dele estão contados daí ele está fazendo de tudo pra
    . MATAR, ROUBAR E DESTRUIR o ser humano que foi criado IMAGEM E SEMELHA~ÇA DE DEUS. Então procure o médico dos médicos que é JESUS CRISTO. Este negocio de sicidio e coisa do inimigo. Porque DEUS e vida. A pessoa que tem Deus e Jesus no coraçaõ jamais vai si quer pensar em suicidio.
    Mas a missão do Diabo e matar então ele e ponha na mente da pessoa querer tirar a sua própria vida. Acorda gente! vamos lutar contra o inimigo ( as potestades do mal ) Com muita oração e leitura da Bíblia Sagrada que é fonte de toda a sabedoria e vida eterna em Jesus.
    Disse Jesus: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA E NINGUEM VEM AO PAI A NAÕ SER POR MIM. Então procure o quanto antes este Jesus maravilhoso e adeus Depressão.

    Amo vocês e por isto aconselho procurar este MÉDICO DOS MÉDICOS, REIS DOS REIS SENHOR DOS SENHORES ele e o único que nós garante a salvação..Beijos a todos e fiquem na PAZ do SENHOR!

    • Alyne disse:

      DEPRESSÃO É FALTA DE JESUS NO CORAÇÃO!!! GUARDE BEM ESTA FRASE. E ABRA O SEU CORAÇÃO PARA CRISTO. PORQUE CRISTO ME CUROU, E ELE PODE TE CURAR TAMBÉM.

  24. Cristina disse:

    Oi, adorei a materia e vi q estou com essa coisa, saiu um eczema na minha barriga, tou irritada, nao tenho paciencia com nada, ando irritada,, accho q è o clima europeu, sinto muito falta da minha familia, dos amigos, se estou aqui nesse pais que pra mim agora é maldito, é so por causa q fiz a besteira de casar, ja pedi milhies de vezes o divorcio, mas aho q ele pensa semrpe q estou brincando..pq semrpe fui uma pessoa alegre, solare, e ninguem nunca sabe quando estou falando a verdade, pq como boa brasileira, pode estar caindo M… do cceu que a vida pra mim sera semrpe maravilhosa, mas nao tenho animop pra nada, vivo estressada, irritada, com crise de choro. nao sem motivos..tenho motivos de sobra pra chorar, mas sempre fui uma pessoa forte e determinada, sempre enfrentei a vida com otimismo, ate pq a vida é maravilhsoa, nunca pensei em me suicidar, mas nao tenho vontade de viver, nao sei pq estou aqui aqui, sempre disse a mim mesma e aos outros, NINGUEM NOS FAZ SOFRER, NOS è QUE DEIXAMOS…nunca me fiz de vitima e nao sou, ha nao ser de mim mesma…esse Deus que todos tanto falam kd ele..sei q deve ta me seguirando nos braços, mas ele ta sendo injusto comigo..me sinto uma mulher frustrada e vazia…ate minha depressao è mata…as vezes penso q alem de depressao, sou bipolar..kkkkkkkkkkkkk…e estressada demais..so sei de uma coisa,,,tou de saco cheio de viver, nao quero e nem vou me suicidar, mas nse appai do ceu me chaamsse vou com todo prazer..mas as vezes penso que estou e sou uma pessoa tao ruim quem nem ele me quer…ruim ao meu ver, falo assim pq fiz escolhas, marido errado..se é que vcs me entendem…esolhi o marido errado e agora quero sair e penso que nao falo serio…bom gente..obrigada pelo desabafo..ao menos nao chorei..ahhh nao falo q sou uma pessoa ruim, pq fiz mal a algume , nao è isso..nunca fiz mal a ninguem..so a mim memsa…esse meu depo aqui parece coisa de dodio…kkkkk sem pe nem cabeça…ah falando de um outro sintoma q tive…uma noite, quela semana faz..tive uma crise de panico…e depois disso, cabelo cai, eczema na barriga..e irrtiaçao..tristeza…mas fui ao meu medico e ele disse q nao è nada..entao ta..vou ver se sozinha consigo sair disso..dessa m…..q tou….

  25. olha tambem estou com depressao a minha é nao tenho vontade de fazer sexo com o marido to cansada sou casada ha 24 anos ele sempre quiz sexo todos os dias isto me traumatizou nao tenho mais vontade quero ficar longe dele hoje ele diz quer separar nao sei o que fazer ,ja tomo remedio fiz terapia ha 2 anos parei por conta propria amanha vou voltar a passar no medico e voltar a terapia mas meu marido nao entende diz que é frescura ,vou a igreja rezo terço e confio em JESUS E NOSSA SENHORA

  26. valéria oliveira disse:

    olá, pessoal sei que não é facil e tudo na vida realmente é difícil. mas nada impedi de sermos felizes, porque se entregar e ficar se matando aos poucos por causas de conflitos ou sei lá o quê. já passei por tantas coisas nessa vida… mas sabe de uma coisa? temos um pai maravilhoso lá no céu que olha para nós o tempo todo, se alguém se sentir triste cante uma musica que levante seu astral,se alguem te olhou feio ignore e lembre que todos nós somos iguais ninguem é melhor do que ninguem e tudo que almejamos e queremos conquistar só depende de nós mesmos, então porque não regassar a manga e se olhar no espelho e ver tudo de bom que existe em cada um…lutem contra isso ee determinem a felicidade em suas vidas e amem, amem a Jesus, ele preencherá este vazio.

  27. Paulo Henrique da Silva Maltezi disse:

    A vida é um ponto que deve ser analizado com uma grata frequencia,tudo que o mundo proporciona as vezes nos desestabiliza,nos abatemos facil com uma decepção,não conseguimos nos conformar com uma perda,nao enxergamos quando precisamos de ajuda pra enxergar algo que nos prejudica,a força de vontade é tudo que um ser humano possui,poder de reação é algo que apenas o ser humano consegue ter com exito,a historia ja provou do que uma simples pessoa pode fazer,ver alguem que sofre como um deficiente fisica superar limites,ou como nossa inteligencia nos leva ao sucesso,deve ser o que motiva a ter gana de vencer na vida.converse com Jeova Deus,tenha um contato com alguem que lhe entenda sempre,nunca se abandone.de uma chance a voce mesmo.

  28. Hugo disse:

    Tenho 17 anos,e já tive algumas crises de depressão bem intensas nos últimos 2 anos.

    Minha primeira crise de depressão foi quando tinha 15 anos na escola,lembro que começou a me faltar o ar,tive aquele choro que não saia,eu não olhava pra ninguém,meu rosto parecia ser puxado pra trás,não conseguia demonstrar nenhum sentimento,enfim… Isso começou com um aniversário que não fui convidado,e isso me custou uns 3 meses de sofrimento,comecei a me sentir excluído…

    Minha última crise foi na sexta-feira antes do carnaval,tmbm no meio da aula.Sinto que a qualquer momento terei uma nova crise,vivo sob constante ameaça dessa tristeza sem fim…

  29. rosematias disse:

    to mau ja sinto animo para nada desejo e amor uma pessoa que so me da despresso me trata como lixo tenho 34 anos e sinto uma frustrada sinto muita dor no peito
    ou no coracao saio mas so consigo diverti com alcool ao longo da minha vida fui boa amiga e so consegui traicao tenho filha linda e sinto que estou afastando ela e acabei de perde uma grande amiga ta dificil e complicado

  30. denise disse:

    a 13 anos luto com a depressão.fiz terapia através de sonhos(muito boa),fiz individual,mas a melhor mesmo foi a em grupo,visto que a maioria era de depressivos,”a gente se entendia bem”;a depressão você tem que reagir,tipo tomar um banho sair para ver as lojas,lutar mesmo contra ela,mas principalmente saber as calsa.no meu caso era a dependÊncia financeira,e decepção amorosa,hoje estou com 43 anos tenho dois imóveis,não me casei e não tenho filhos(sinto falta disso)de encontrar um companheiro bem legal,adotar uma criança já mais ou menos de 3 anos(dá menos trabalho que um bebê).amo minnha familia,mas sinto falta de algo como por exemplo,não ter feito faculdade,só curso profissionalizante,é como se fosse pouco para mim.
    gostaria de ter um consultório,ter um negócio,sei que toda profissão é digna,mas para mim isso é pouco.

    não sei se ajudei muito.tomo antidepressivos,mas tem hora que não quero ficar o tempo todo depêndente deles.é como meu médico diz uma hora vc vai viver “sem essa bengala”abraços a todos!

  31. desespero disse:

    nem sei por onde começar , mas confesso que ja estou cansada tentei o suicidio 7 vzs ja tomei tudo qnt é tipo de remedio so nao morri por que DEUS é maior mas confesso que ja estou exausta nao sei mais o que fazer tenho duas filhas elas que me prendem nessa vida .quando vejo que essa maldita depressao afeta minhas filhas me sinto pior ainda A depressao é um cancer da alma mata corroi destroi maldit mil vzs deve ter saido do inferno mais acho que nem o capeta ia querer essa merda por isso mandou pro mundo

    • maria aparecida de castro disse:

      Perdi ,meu pai em maio, dia das mães ; final do ano ,minha irmã mais velha, a primogênita…7 messes depois minha mãe faleceu . Minha vida virou de pernas para o alto ,ainda estou tonta ,frágil,choro,penso que é um pesadelo,que vou acordar….nisso tudo as lembranças vêem me sacodem de uma história triste dos momentos que entre uma morte e outra deram aos fatos conteúdo a realidade do inicio meio e fim desta tragédia…enfim aconteceu mesmo. Meu pai ,tinha Efizema pulmonar passou por crises terríveis ,deu Pneumonia , AVC e veio a falecer no CTI.do hospital ,minha mãe ,depois de alguns dias, caiu fraturou o osso pelvico (bacia) ficou acamada 3 meses eu cuidava dela,sou enfermeira a +de30 anos ,então eu cuidara de meu pai e cuidei de minha mãe e, ela se recuperou …minha irmã morre com infecção generalizada rins.a iNfecção foi para o sangue. É logo minha mãe com antecedente de 15 cirurgias estava de novo com cólicas de rins teve que fazer uma cirurgia à lazer complicou com problema cardíaco veio á falecer. Sabe, eu vejo O QUANTO DEUS ME AMA… ELE ESTA ME CARREGANDO .ELE ME ´DÁ FORÇAS QUANDO NÃO CONSIGO AINDA VOU MAIS ALÉM…NÃO DESISTAM… JESUS TE AMA… PROCURE-O BUSCAI ENQUANTO SE PODE ACHAR ELE TE SALVA CURA ÊLE ME CUROU !!!

  32. Aninha disse:

    Gente ,eu não sei nem por onde começar …juntando tudo isso que vc falaram e mais alguma coisa eu tou passando .Tiro apenas aí a traição .Tenho um marido muito presente na minha vida e dos meus 2 filhos .O problema maior é que estou desempregada a dois anos (20 anos de trabalho prof. de ed, fisica)e daí então não consegui mais nada aqui fora e meu marido é corretor de imóveis e não está vendendo nada ,ta tudo parado e as contas chegando ,colegio do ano passado atrasado …tem dias que eu tenho somente arroz e ovo pra comer .Estou num momento muito ,mais muito difícil.Sempre fui uma pessoa vaidosa com minha casa e comigo mesma e estou deixando tudo por conta das traças .Meus filhos já são grandinhos (11 e 17 anos )ficam vendo essa nossa situação e estão ruins no colégio pq eles ficam preocupados com o que ta acontecendo …são coisas que eles nunca passaram por isso e eu fico mais triste por isso Por nos achar uns pais fracassados …é isso que tou me “rotulando”.Passo o dia deitada sem vontade pra nada e choro escondida deles !Fico procurando forças indo fazer minhas caminhadas ,mas não estou conseguindo .Peço socorro!!!!!

    • maria aparecida de castro disse:

      OI , ANINHA, VOU ORAR POR VOCÊ, MINHA QUERIDA . EU NÃO TE CONHEÇO MAS DEUS TE CONHECE E PODE MUDAR SUA HISTÓRIA .RECEBA SUA VITÓRIA EM NOME DE JESUS. BJS

  33. Jesus disse:

    oi, a minha situação é mais ou menos igual a da Franciquele, não sei se é por causa do meu jeito,que antes não era assim, separei-me a um ano e meio, no trabalho o ambiente não é muio saudavel, não tenho filhos pois aos 3 meses perco a gravidez esponraneamente que ja foram 3, e quando tudo isso vem na mente me deixa muito nervosa, irritada meio indecisa, as vezes sem solução, me isolo e passo horas trancada no quarto, não tenho vontade de falar com ninguem, vou ao trabalho porque realmente preciso,muitas vezes uma angustia e a garganta doi pq da vontade de chorar e não consigo, as vezes dá-me vontade de pôr um fim a tudo isso, não entendo porque gosto de ficar sozinha sem falar com nunguem? sem fazer nada…

    • maria aparecida de castro disse:

      OI, PROCURE UMA IGREJA EVANGÉLICA ,PENTECOSTAL PERTO DE VOCÊ PEÇA ORAÇÃO, PEÇA AJUDA A JESUS ELE TE SALVA . EU FIZ ISTO, MINHA VIDA MUDOU.JESUS É TUDO PARA MIM…. VÁ, CORRENDO AO ENCONTRO DE JESUS ELE ESTA A SUA ESPERA .BJ

  34. Leonardo disse:

    Tudo é muito importante, me ajudou muito lêr esse artigo passo por uma
    tristeza que parece não ter fim, faço tratamento com psiquiatra
    estou lutando pra ter ânimo e força pra poder participar da vida no dia a dia
    oro a Deus todos os dias e Deus tem me fortalecido a cada
    dia fè + tratamento e força de vontade vai fazer termos uma vida
    melhor e chegarmos definitivamente na cura dessa doença.
    Assim, espero em Deus que ele possa lhe abençoar e curar.

  35. CARLA disse:

    pois na minha vida tem sido altos e baixos….começando no meu primeiro filho com uma depressao pos parto…desde ai e umas atras de outras e o apoio familiar nao e o melhor pois parece que nos culpam da doença alias nem sequer a veem como uma doença e sim como um problema que nos criamos e queremos manter…mas nao e bem assim…e muito dificil apos varias tentativas de suicidio alguma ade acontecer pk alem de ter filhos lindos a minha vontade mesmo e de desistir…e acabar de uma vez por todas com isto pk e saturante que a simples tarefa de sorrir sair da cma ou de casa me seja tao dificil…

  36. catia saraiva disse:

    gostei mui de ler tudo esto fesme acalmar porque desde que tou com a depressão tenho tido muintas dores de cabeça fortes e continuas,a dias que pensso sera que vou morrer ,depois de ter aminha filha passado uns mezes fiquei assim com medo de morrer de perder aminha filha,nao tenho passienciencia para nada tudo me enerva .muintas pessoas nao me percebem ,tenho perdido pessoas de quem gosto muinto ,por cauza de me passar com tudo de falar sem modos ,eu nao tou bem nem me sinto bem .mas o que mais me encomoda sao as dores de cabeça e no corpo ,muintas das vezes ate me prende as fontes .tou apassar por uma situaçao que me esta abater ainda mais ,tou aficar com adepreçao ainda mais agravada ,por cauza de problemas familiares porque muintos penssao que sou como sou nao tenho passiençia passo me com tudo que sou assim por maldade .

  37. Maria Palma disse:

    Tenho 61 anos,o meu pai faleceu num trágico acidente, quando eu tinha 8 anos, sete anos depois perdi o meu único irmão tb de acidente.Durante muitos anos não conseguia esquecer esta tragédia.A reação das pessoas quando falo nisto, é logo; OH COITADA!! já sofreu tanto… Isto tudo para dizer que a nossa sociedade tem de mudar a mentalidade em relação à morte, que é um processo natural que anda lado a lado com a vida.Também tenho a dizer sou uma doente depressiva,tentei o suícidio aos 42 anos numa crise muito grande por ser mal amada junto com outras atitudes….agora estou muito melhor graças a Deus.tenho lido muitos livros de auto-ajuda,ultimamente li 2 livros de Alexandra Solnado,gostei bastante e acredito que está no poder da nossa mente termos uma atitude positiva e respeitosa para com as outras pessoas,e assim todos seremos mais felizes e com menos depressões.Deus vem ao nosso coração quando O chamamos em Paz….

  38. maria disse:

    Ultimamente venho me sentido sem forças para fazer pequenas coisas, sinto vergonha de sair de casa, estou sem auto-estima, sinto-me muito mal com tanta coisa que acontece ao meu redor, choro muito por não ter forças de tomar uma atitude, pra sair dessa, tomei remedio antidepressivo, mas dava uma pressao muito forte em meu cerebro, ficava pior tomando o remédio do que ficar sem tomar, vou vivendo dia a dia, sem objetivo, sem perpectiva, dias vazios, dias cinzentos, mas creio que um dia o sol irá brilhar em minha vida.

  39. maria candida dos santos disse:

    não cheguei ainda neste estágio, mas se não começar a me cuidar agora coro sério risco. Minha mãe tem mal de alzheimer uma doença degenerativa que acaba não só com ela mas tambem com quem esta por perto. Temos passado maus momentos é uma vida sem vida, só pensamos em doença,vivemos brigando, minha familia praticamente foi destruiída por essa doença, agora minha irmã acho eu q por stress por cuidar dela teve uma obstrução intestinal e teve q ser operada as pressas. estamos com duas pessoas em casa precisando de auxilio, é muito dificil não cair em depressão, mas vou ser forte para ajuda-las não vou demonstrar fraqueza, por mais que sinta. está nas melhores mãos as de Jesus Cristo só ele é a salvação. Viva o Senhor Jesus.

  40. Thiago disse:

    Rapaz Confuso,

    Tb tenho passado pelo mesmo problema. É uma prova muito difícil de suportar, noites mal dormidas, cansaço, emagrecimento, sentimento muito forte de angústia e uma tristeza crônica que parece não ter fim. Foi uma série de acontecimentos que me levaram a isso: falecimentop de meu irmão, perda da namorada, problemas no trabalho e nas relações familiares. Procurei ajuda profissional (psicóloga) e tomo antidepressivo. Tb procurei novas atividades, hj faço teatro. Procure mudar sua rotina, conhecer novas pessoas.
    É uma doença dificil mas que pode ser curada. Muita força pra vc!

  41. rapaz confuso disse:

    Ola. Gostaria de falar de forma resumida. Preciso de ajuda e nao sei por onde comecar….. ja m senti com a maioria dos sintomas acima e quase tirei minha vida aos 21 anos. Hj tenho 25, tudo na minha vida corre visivelmente bem, mas tenho constantes ctises de choro, nao durmo direito a mais de um ano… sempre consigo dormir a partir das 5 da manha. Sinto mt fraqueza, dores de cabeca e tonturas. e uma perca subta de apetite. Tenho medo de estar com essa doenca… alguem poderia m ajudar? Tenho um misto de medo com vergonha de procurar ajuda profissional.

    • atns disse:

      a pouco descobri que estou com começo de depressão isso me deixou muito triste. não posso contar com minha mae somente com meu marido. ando tendo crises uma atras da otra. espero que me livro disso não aguento mas ser infeliz e ver todos sorrindo e eu não. obrigada

  42. ronald jose scheeren disse:

    Tive problemas psiquiatricos pelo uso do alcool. Me prenderam atravez do Ministerio Publico para me enterditarem. Faz 25 meses que to numa clinica. Acompanho o processo mas ele nao anda. Me dá crise momentanea de solidao. Eu me sinto em condicoes de tocar minha vida sozinho. Sou aposentado e tenho meu Ap. posso pagar uma empregada já que sou sozinho. Aconselho as pessoas com depressao cuidarem para nao cair nessa. Eu, se o dono da clinica nao tivesse me liberado a Internet no inicio do ano, já teria partido pra outra estancia.

  43. claudia camilo disse:

    Eu jà vivo situaçâo muito parecida, com as citadas acima:perdi meu marido para as amantes e noitadas.vivo a prova de Jò mas nâo desistir busquei a Deus e o encontrei,em tudo tem me ajudado dedicava a minha casa e familia,confirmado pela palavra Deus tem sido minha saìda me preparou trabalho hoje sou professora cuido de meus dois filhos, faço facudade de serviço social estou conseguindo com muita luta mas, Deus tem me dado vitòria em tudo. tem tido meus momentos depressivos mas,Deus tem sido em tudo comigo jà formo esse ano.Deus me fez uma promessa de me devolver tudo que o diabo tem tirado de mim e esta cumprindo estou divòciando em tudo tem cumprindo suas promessas .Mas nâo tenho saido dos pès do Senhor e`e a mensagem que deixo busca a Deus e coloca suas causas nas mâos de Deus que tudo pode fazer por nòs . Amèm ,confia em Deus.

  44. Diana disse:

    a depressao destroi-nos tanto por dentro como por fora. eu tenho uma depressao , ainda nao fui a um psicologo , por ser bastante caro. aqui os psicologos sao muito caros. perdi completamente a minha felicidade, ja nao me lembro como se sorri. passo os dias completamente stressada , triste , sem nenhuma auto estima. o meu homem me apoia , mas mesmo assim e complicado. qualquer coisa me enerva e me leva ao stresse. ja nao saio de casa , ja nao falo com amigos , ja nao sei que mais heid fazer.

  45. Olá! *-*
    Eu precisava tanto de um texto sobre a depressão, e a cura, e achei exatamente o que procurava! Muito obrigada você que escreveu (ou copiou) esse texto *—–*
    //trabalho de escola .-.

  46. diana disse:

    acho que tou com depressão pois tou sentindo o sitomas que lhi na net tou mim sentindo nervosa não consigo dormir a noite não tenho paciençia com meus filhos sinto aquela angudtia e medo com o coração apertado se asisto um filme fico nervosa e ansiosa com que vai aconterçer quando meu marido sai fico mais agitada com nada tenho paçiença acho que agora depois de 15 anos de casada não tou consseguindo lutar pra enfrentar mais essa barreira e traição no me casamento

  47. miro disse:

    tanho uma depressao e ando a fazer o tratamento á 8 meses e ainda tanha alturas que nao ando bem, nao sei o que mais eide mudar

  48. neto! disse:

    o último estagio da dor humana ,depressão é isso que sinto! mais leiam Auguto cury , creio q possa ajudar . xau

  49. Franciquele Almeida disse:

    Estou aqui sem saber o que fazer . Pois perco todas as pessoas que gostam de mim por cauza do meu jeito de ser . E isso já vem a muitos anos atrás . Uma mistura de depressão , estress , nervo e muita falta de paciência . Le todos esses comentários aqui e me deu uma grande vontade de falar um pouco tambem . Na verdade não sei o que eu tenho , não sei se é decpção amorosa , não sei se é trabalho demais ou se é mesmo nervozismo . Mais sei que é muito ruím o que eu sinto . Preciso de uma grande ajuda , e sei que Deus está comigo sempre , por isso até hoje não fis nenhuma besteira na vida . Sei que ele me proteje sempre , mais sinto que preciso de algo mais . Será de que ?

  50. Fabíola Garcia disse:

    Bom, a depressão é uma doença que destrói, o corpo e a mente.
    Precisa ser tratada com medicamentos, psicoterapia (grupo de apoio) e igreja ( lógico que precisa de Jesus, mas a igreja é o lugar onde encontrar …
    Eu sofro disso ai a uns 7 anos, por isso eu cansei de hipocrisia. Tem que mesclar os dois, tratamento com fé.
    Quem sabe um dia eu chego lá …

    ;*

  51. linda disse:

    Gente a depressão e uma doença séria e deve ser tratada,só que infelizmente,muitos casos as pessoas nã percebem a tempo,acham que é frescura ou enfiar a pessoa em qq porcaria de igreja de esquina e vai curar.Deve ser feito um tratamento com acompanhamento com o psiquiatra e de preferencia com o psicologo também.

    Muita Paz e força de vontade a todos :)

  52. SIMONE COSTA disse:

    Sei que é realmente difícil esta situação, só quem viveu sabe, mas ha´um Deus que pode ajudá-los a sair desta situação. clame á Ele com fé, busque ajuda nos médicos, mas primeiramente entregue seu caminho á Deus, Ele vai trazer solução. um abraço!!!

  53. luan disse:

    marta silva sei que e muito dificil o que voce esta sentindo
    mas nao e impossivel porque existe um deus que nao criou voce
    assim ele nao enviou jesus para morrer por nos em vao jesus
    deu a vida por voce agora voce quer dar sua vida para a depressao busque forca em jesus pede a ele uma direçao para sua vida e confia que ele tudo fara ao lado dele voce pode sim se sentir uma criança mas nunca desista de lutar que tudo passa

  54. Fernando Machado disse:

    Gente,fiz uma bobagem na vida, mas daquelas bobagens por ter ferido moralmente a pessoa amada. Fiquei depressivo, angustiado,mnha mente só pensava bobagem.O artigo acima, me deu uma luz para eu pensar melhor e tentar reconquistas a quem verdadeiramente amo.

  55. Fernando Machado disse:

    Excelentes matérias

  56. Marta Silva disse:

    Estou me tratando a um ano, anteriormente me tratava com um psiquiatra do convenio que atestou-me como esquizo-afetivo me dopava de remédios, agora estou indo ao CAPS estou passando com uma psquiatra que diz que eu deveria deixar de ser criança, que somente eu posso me curar, já tentei o suicídio por 5 vezes, vivo em constante tristeza, as vezes por pequenas palavras, gestos já me deixam agressivas, irritada, não sinto vontade de falar com ninguem, meu pensamento é único a morte, minha cabeça doe muito e as vezes parece que vai dar um nó, tomo carbolitium e rivotril. Minha família já aguenta mais, não me dão mais atenção, eu os culpo e me culpo ao mesmo tempo, até qdo, será que eu sou criança mesmo, será que eu posso me curar se é que eu tenho algum problema…..

    grata.

  57. Jaqueline Lopes disse:

    Achei muito interessante a atéria … mas sinceramente pelo q estou passando não desejo pra ninguém:perdi minha Mãe há um mês, estou grávida de Gêmeos,meu”companheiro”me abandonou,perdi a casa onde morava e preciso ficar de casa em casa de familiares como agora estou no meu Vô!!!Procuro Deus mas Ele parece não me escutar … as pessoas ao meu redos não me entendem … eu tenho vontade de morrer!!!E ainda acho q essa gravidez não até o fim … pois tive 5 ameaças de aborto sem poder fazer qualquer tipo de esforço e sozinho é difícil e quase impossével de superar isso!!!Precisav escrever um pouco … pra ver se alivia mas não adianta muito!!!

    • ALEX disse:

      SEU COMPANHEIRO TE ABANDONOU NA HORA QUE VOCÊ MAIS PRECISAVA DELE, E VOCÊ DEVE DECIDIR SE DEVE OU NÃO CONVERSAR COM ELE E REATAR OU TER UM NOVO RELACIONAMENTO, POIS O MUNDO NÃO IRÁ ACABAR PARA VOCÊ MAS PARA ELE POIS NÃO PODERÁ SERTIR O QUE É SER PAI, ÓTIMO QUE TEM ALGUMA CASA PARA FICAR PIOR É QUE ESTA NARUA GRAVIDA E NÃO TEM ONDE FICAR, HOJE SUAS CRIANÇAS DEVEM ESTAR GRANDINHAS ARRUME UM EMPREGO E TRABALHE E CONSTRUA UMA NOVA VIDA MELHOR QUE A SUA QUE VIVEU.

  58. Cris disse:

    O texto é elucidativo e dinâmico, esclarecendo dúvidas e ajudando a buscar a cura. Sucesso.

    Veja o meu ultimo post Urgência de Uma Nova Moralidade

  59. Ju disse:

    Excelente artigo!

    Veja o meu ultimo post As amigas da mulher e os amigos do homem

  60. Wladimir disse:

    Muito legal a matéria, uma outra dica é buscar a Jesus!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>