Como reduzir o stress

Como reduzir o stress

Existem várias forma de lidar com o stress, umas mais saudáveis que outras. Por exemplo fumar, ingerir em excesso bebidas alcoólicas ou comer demasiado, são formas pouco saudáveis lidar com o stress, embora também bastante comuns. As dicas que apresentamos de seguida, são alterações simples que pode introduzir no seu dia a dia, e lhe permitirão aprender como reduzir o stress de forma saudável e aumentar a sua felicidade.

De manhã, tenha tempo para se preparar

Acordar em cima da hora de sair para o trabalho, é um fator extremamente stressante. Acorde pelo menos uma hora antes, para ter tempo de tomar o pequeno-almoço calmamente. Saltar esta refeição ou fazê-la à pressa em nada ajuda a ter um dia tranquilo e produtivo. Já todos ouvimos dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e não é por acaso.

Não confie tanto na sua memória e mantenha-se organizado

Tenha uma agenda onde possa apontar todos os compromissos e mantenha-a por perto. Desta forma não terá de memorizar data e hora de tudo o que tem a fazer nem se esquecerá de nada. Tornar-se mais organizado reduz substancialmente o stress do dia a dia, porque não vai precisar de andar sempre a correr de um lado para o outro. Irá conseguir fazer muito mais em muito menos tempo. Organize a casa e o local de trabalho de modo onde possa saber sempre onde estão as coisas. Conhece alguma coisa mais stressante que ter de procurar as chaves pela casa antes de sair para trabalhar?

O seu momento de relaxamento em qualquer lugar

Em vez de desesperar com tempos de espera do seu dia a dia (no autocarro, numa consulta…), aproveite esse tempo para ler um pouco. Vai ver que ajuda a passar o tempo com menos stress. Outra sugestão é ter sempre consigo um leitor de audio e algumas musicas tranquilas. Depois basta fechar os olhos e imaginar uma paisagem paradisíaca e terá o seu momento de meditação em qualquer lugar.

Aprenda a dizer “não”

Se prevê que ao final do dia não terá energia para uma saída social, então recuse educadamente. Sair com amigos é ótimo, mas ter tempo para descansar e relaxar é essencial para reduzir os níveis de stress. O mesmo se aplica para tarefas extra no trabalho ou atividades pós-laborais. Aprenda a definir os seus limites.

Faça exercício

Não precisa de se inscrever num ginásio. Meia hora de caminhada por dia, é um excelente exercício. Desafie um amigo ou vizinho a caminhar depois de jantar e incentivem-se mutuamente. Um corpo saudável reage muito melhor a todo o tipo de agressão. O stress é muito desgastante e se não estiver fisicamente apto para o suportar poderá cair em depressão.

Retire todos os aparelhos eletrónicos do quarto

Se quer noites de sono tranquilas, retire a televisão do quarto. E não deixe o telemóvel por perto durante a noite. Isto permitir-lhe-á dormir bem e descansar verdadeiramente. Está provado que uma grande maioria das pessoas com dificuldades de dormir que tenham uma televisão no quarto, bastará retirar a mesma para melhorar significativamente a qualidade do sono. Desligue-se completamente do mundo quando entra no seu quarto para que a sua mente não se mantenha ligada durante o seu sono.

Cuide da sua alimentação

Uma alimentação descuidada provoca alguns desequilíbrios no organismo, dando muitas vezes origem a fadiga física e mental. Por vezes leva também à doença. É por isso muito importante que beba muita água, diminua a ingestão de cafeína e de bebidas alcoólicas e tenha uma alimentação equilibrada e variada. De preferência que inclua muitos vegetais frescos e fruta nas suas refeições

Guarde tempo para os pequenos prazeres

Ao fim do dia de trabalho ou aos fins de semana, aproveite para relaxar e fazer o que lhe dá prazer. Não pense em trabalho nem consulte a caixa de e-mail. Aproveite o seu tempo de descanso para estar em contacto com a natureza, passear com os seus filhos, ver um bom filme, tomar um banho relaxante, beber calmamente uma chávena de chá. Enfim, o que lhe der mais prazer. Dedicar pelo menos 20 minutos por dia para a introspeção e meditação em total silêncio pode revelar-se uma fantástica surpresa, experimente, não tem nada a perder.

Ao introduzir estas pequenas alterações na sua rotina diária, estará a reduzir substancialmente os níveis de stress, tornando-se uma pessoa mais tranquila e feliz. Mas talvez seja importante para si conhecer um pouco mais profundamente os sintomas e as causas do stress para conseguir aceitar que é definitivamente uma pessoa que vive num stress constante e talvez seja conhecido pelos amigos e familiares como o “stressado”.

Pode gostar também de ver:

ErhnaM.com | Em: 29 Janeiro, 2013
Publicado em Artigos, Bem-Estar com as etiquetas , , , , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>