Bem-Estar, vida saudável e exercício físico




Quantas vezes, ao adormecer, prometeu ir ao ginásio na manhã seguinte porque estava farto de não levar um estilo de vida saudável ou porque um amigo(a) olhou de lado para a sua barriguinha com ar de gozo e, oito horas depois, ao acordar, mudou de ideias porque não lhe apetecia fazer exercício físico ou porque decidiu trocar o seu «bem-estar» por «estar bem» descansado a dormir?

Embora isto possa acontecer ao melhor de nós, não significa que deva desistir de fazer exercício. Manter-se activo e ter uma alimentação saudável correcta é essencial para uma saúde e bem-estar a longo prazo, e que alguns minutos de prevenção valem anos de cura. Quanto melhor conhecer as respostas do seu corpo ao estilo de vida que leva, melhor poderá conceber um plano de alimentação saudável e de exercício físico adequado para si.

Exercício físico e alimentação saudável para acelerar o metabolismo




Ao ter uma alimentação saudável e ao aumentar o nível de actividade física, fazendo exercício físico numa intensidade apropriada, está a informar o seu corpo que pretende queimar uma quantidade substancial de combustível. Isto resulta numa transformação mais eficiente de gordura em energia.

Noutras palavras, hábitos de alimentação apropriados e exercício físico resultam num metabolismo mais rápido o que, por seu turno, dá-lhe mais energia durante o dia e permite-lhe realizar mais trabalho físico com menos esforço.

O verdadeiro propósito do exercício físico é enviar uma mensagem repetitiva ao corpo pedindo um aumento do metabolismo, de força, de capacidade aeróbica e de saúde em geral. Cada vez que pratica exercício físico, o seu corpo responde aumentando as suas capacidades para queimar gordura durante o dia e a noite. O exercício físico não necessita de ser intenso para funcionar, mas é essencial que seja consistente.

Eu recomendo que se comprometa a realizar exercícios cardiovasculares quatro vezes por semana, 20 a 30 minutos por sessão, e treinos de resistência quatro vezes por semana, 20 a 25 minutos cada sessão. Este plano incorpora duas medidas: a aeróbica para eliminar as gorduras e aumentar o nível de oxigénio, e o treino de resistência para aumentar a massa muscular e tornar mais rápido a processo de eliminar gorduras.

Exemplo de programa de exercício para si

Aquecimento

Sete ou oito minutos de actividade aeróbica ligeira para aumentar o fluxo sanguíneo e lubrificar r aquecer os tendões e articulações.

Treino de resistência

Treine os principais grupos musculares. Realize um a dois conjuntos de cada exercício, descansando 45 segundos entre cada conjunto.

Exercício aeróbico

Escolha duas das suas actividades favoritas, que podem ser correr, fazer remo, andar de bicicleta ou fazer esqui, seja qual for o seu estilo de vida. Realize 12 a 15 minutos da primeira actividade e 10 minutos da segunda. Durante os últimos cinco minutos da última actividade, reduza gradualmente o ritmo.

Alongamentos

Finalize a sessão de exercício com alongamentos, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação.

Tenha expectativas realistas

Dependendo do seu estado físico inicial, deverá esperar as seguintes mudanças:

Entre a primeira e a oitava semana

Sentir-se melhor e ter mais energia.

Entre o segundo e o sexto mês

Perder peso e ficar mais elegante. As roupas começam a assentar-lhe melhor. Ganha músculo e perde gordura.

Após seis meses

Começar a perder peso rapidamente.

O exercício é apenas o começo

Ao comprometer-se a fazer exercício várias vezes por semana, não fique por aí. Deverá também alterar a sua dieta e/ou hábitos alimentares. Calcular calorias ou gramas e percentagens de certos nutrientes é pouco prático. Em vez disso, sugiro que siga estas seguintes directrizes:

  • Faça várias refeições (o ideal é quatro ou cinco) e alguns pequenos lanches durante o dia;
  • Certifique-se que cada refeição é equilibrada – incorpore porções do tamanho da palma da sua mão de proteínas, como carnes magras, ovos brancos, peixe e lacticínios; porções do tamanho do seu punho de carbohidratos complexos, tais como pão de trigo e massa, arroz, cereais; e iguais porções de vegetais e fruta.
  • Limite a ingestão de gordura ao essencial para adicionar gosto aos alimentos;
  • Beba pelo menos oito copos de água de 0,25 l durante o dia;
  • Recomendo ainda que tome suplementos vitamínicos para assegurar a ingestão das vitaminas e dos minerais que o seu corpo necessitam.

Agora só falta começar, lembre-se que apenas custa dar o primeiro passo, depois passa a ser um hábito e “uma pessoa de sucesso é apenas uma pessoa com hábitos de sucesso”.

Desfrute da vida, todos nós o merecemos, procure a sua felicidade a cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo da sua vida.

5 comentários

  1. Quantas vezes ja planejei acordar de manhazinha e ir corre no parque, ou fazer algum tipo de exercicio. Mas sempre depois do despertador me acordar eu pensava, amanha eu comeco, vou dormir mais um pouco, to cansada. Resultado, nunca comecei! Um belo dia depois de anos, resolvi fazer alguma coisa. hjoje estou como eu queria e estou procurando aulas de danca para fazer porque nao quero ficar ociosa. Essa frase eh a pura verdade ” Uma pessoa de sucesso eh apenas uma pessoa com habitos de sucesso”!!

Deixar uma resposta